Powered By Blogger

domingo, 24 de abril de 2016

Floresta flutuante vai distribuir alimentos de graça

Extraído do site do Yahoo

Quando se pensa em produção de alimentos, geralmente vem logo a ideia do campo à cabeça. No máximo plantações em áreas periféricas de cidades ou pequenas hortas. Mas uma ideia diferenciada nasceu em Nova Iorque.
É a  “floresta flutuante” que vai passar pelos portos da cidade a partir de junho. O Swale é uma grande barca de 24 x 9 metros, onde serão cultivados 80 tipos de alimento para distribuição gratuita.
O conceito foi criado pela artista Mary Mattingly, que em 2009 passou seis meses vivendo em um ecossistema autossuficiente, também flutuante e também em Nova York. Foi aí que ela passou a querer provar que “é possível existir de um modo independente da cadeia global de produção”.


Mary toca o projeto junto com Casey Tang, também artista e permaculturista. Foi ela quem criou as bases do que viria a ser o Swale. A grande inovação é a técnica que utiliza a água do rio para cultivar o solo. 
O barco conta com uma vegetação própria de áreas úmidas, capaz de filtrar os recursos do rio e fornecer água para as outras plantas. Por apostar em espécies perenes, isto é, que têm ciclo de vida longo, o trabalho de manutenção é menor, o que facilita a replicação em área públicas




Nenhum comentário:

Postar um comentário