Powered By Blogger

domingo, 7 de agosto de 2016

Em questão de meses, o “ônibus do futuro” chinês virou realidade


Pela BBC - Brasil



Não faz muito tempo que a China deixou o mundo curioso e até mesmo incrédulo com o projeto de ônibus que seria capaz de trafegar sobre outros veículos.
Em maio desse ano, o “ônibus do futuro” foi apresentado em uma Exposição Internacional de Tecnologia em Pequim.
E, para a surpresa de todos, a China realizou o teste inaugural neste mês, nas ruas da cidade de Qinhuangdao. Sim, em questão de meses o projeto saiu do papel e das miniaturas e foi direto para as ruas!
O TEB, sigla em inglês para Ônibus de Passagem Elevado, funciona por meio de um sistema de trilhos e possui um vão por baixo, onde passam os outros veículos, semelhante a um túnel.
Cada veículo tem capacidade para transportar até 300 pessoas, mas, funcionando em comboio, a capacidade sobre para 1.200. Cada TEB pode substituir 40 ônibus comuns utilizados no transporte Chinês atualmente.

O TEB pode ter até quatro vagões ligados com comprimento total de entre 58 e 62 metros, uma altura de entre 4,5 e 4,7 metros e largura de 7,8 metros. O espaço inferior pelo qual os veículos passam tem entre 2,1 e 2,2 metros de altura.


O projeto foi pensado para evitar tantos congestionamentos no trânsito Chinês e dar mais agilidade ao transporte público.



Nenhum comentário:

Postar um comentário