Powered By Blogger

terça-feira, 2 de junho de 2015

Falando sobre tecnologia – Quem usa quem ?

Falando sobre tecnologia – Quem usa quem ?



Escrevo a alguns dias em um blog criado por mim tecnologiaporummundomelhor.blogspot.com , pesquisando com o intuito de difundir as tecnologias que se aplicadas melhorariam nossa qualidade de vida a níveis nunca experimentados antes pela Humanidade em tão pouco tempo, algumas delas já existem há décadas, mas interesses financeiros e políticos travaram seu desenvolvimento, poderosos comprando suas patentes e trancando-as em cofres inexpugnáveis ou então desacreditando ou dando simplesmente um sumiço no inventor ( lembrando do artigo de Nikola Tesla ? )

Infelizmente, muitas das coisas que divulgo, a grande maioria das pessoas desconhecem ou não querem tomar conhecimento, preferindo ver o futebol, pegar receitas culinárias ou ver obscenidades em sites que existem aos montes na Internet.
Eu adoro tecnologia, mas a pergunta que lanço aqui é : Até que ponto você gosta da tecnologia e a usa para trazer conforto a sua vida, melhorando suas condições de trabalho, lazer, etc. ou ela é que te usa escravizando-o ?

Não está acreditando no que eu estou falando? Então olhe a sua volta ( vai ter que tirar os olhos da telinha do seu Smartphone, viu? ), verá outros tantos, como possivelmente você, que estão hipnotizados passando mensagens e lendo fofocas nas suas redes sociais, ou tirando “selfies” para postá-los em seus perfis, sem se preocupar se estão dirigindo ou atravessando um sinal vermelho, olhando sequer para os lados ( outro dia li que uma mulher na Rússia foi tirar um selfie com uma arma em punho e conseguiu a proeza de disparar o gatilho da arma ao invés de clicar no botão de fotografar no Smartphone e agora está entre a vida e a morte com uma bala na cabeça - provavelmente ela ainda tinha alguma massa encefálica senão estaria bem pois a bala passaria sem problemas entre os ouvidos ).

Tem também aquele grupo que fica com fones grudados no ouvido, dá aparência que aquilo é um parasita alienígena que se alojou em seu cérebro através dos ouvidos e o está devorando aos poucos enquanto você vai se “burrificando” cada vez mais até que um dia atravessa uma rua sem olhar se o sinal está fechado e um motorista falando ao celular passa por cima de você matando-o enquanto o “fone de ouvido” , sem que ninguém perceba se esgueira para um bueiro próximo esperando a próxima vítima.

Tem também o grupo dos que estão desaprendendo a ver horas em relógios analógicos ( o de ponteiros, lembra? ), a escrever ( se é que algum dia souberam ), não que eu seja nenhum doutor em gramática, longe disso, cometo meus erros e derrapo entre pontos e vírgulas, mas ver pessoas que dizem ter MBA, Mestrado, Doutorado, escreverem “acho” com X “AXO” !!!!! Isso não é possível!!! Freia esse mundo que eu quero descer!!! É esse conhecimento, que se diga de passagem, custa caro, que as instituições de ensino oferecem ou então, pior! Já se trata do efeito acumulado de gerações que cresceram copiando e colando suas pesquisas e deveres escolares dos sites de busca da Internet ? E sem ao menos se dignar de dar uma passada de olhos no texto em questão para ver se estava coerente ou tinha erros de gramática, demonstrando desprezo total pela busca ao conhecimento, só querem saber do “canudo” para faturar um salário mais alto. Na minha época ( e não vai tanto tempo assim ) tínhamos que pesquisar em livros, jornais, revistas, íamos na Biblioteca ( sim! Elas ainda existem! ), nossos pais nos ajudavam também e realmente aprendíamos o que pesquisávamos ( pelo menos eu ). 

Agora as Universidades jogam milhares de jovens despreparados no mercado de trabalho porque a qualidade do nosso ensino é deplorável e o nosso aluno, tirando honrosas exceções, não tem mais senso crítico para avaliar o ensino que recebe, portanto é daí para pior que as coisas ficarão.
Não estou querendo dizer que a Internet ou qualquer tecnologia é um antro de perdição ou uma fábrica de imbecis, toda tecnologia tem seu lado bom e mal, o problema não é o que ela oferece, mas sim com que fim alguém a usa, daí deriva a minha pergunta novamente : É você que usa a tecnologia ou é ela que te usa?

Temos que tomar muito cuidado com o que estamos passando para as futuras gerações. Estamos arriscados a erradicar o conceito de ética, moral, compaixão, repúdio a violência entre outros tantos que o Ser Humano ainda tem de melhor. Vi hoje ( não cheguei a ler, por tremenda repugnância que me causou ) que uma “coisa” ( não tem como definir ) matou um cachorro jogando-o dentro do triturador de um caminhão de lixo !! Outro usa um maçarico para queimar um cão. Isso é um Ser Humano? Isso é a espécie que se diz dominante deste planeta que estamos destruindo a olhos vistos?! 

E os jornais e revistas despejam todos os dias coisas semelhantes acontecendo em todo o planeta. A Bondade, Amizade, Altruísmo, Solidariedade entre outras qualidades, existem, mas isso não interessa que se mostrem, que fiquem escondidas, não dá audiência nem grana aos editores, mas elas ainda existem, só não são divulgadas como deveriam e aí veríamos que ainda resta uma esperança, um futuro, que ainda vale a pena lutar por uma causa justa e digna e ajudar o próximo como a nós mesmos impelindo-os ao progresso e a uma vida melhor.
É para isso que o Homem desenvolve a tecnologia, use-a com responsabilidade, use-a com cuidado e a Terra e todos os seus seres vivos agradecerão e retribuirão com fartura.

Kleber Azevedo de Carvalho Junior                
02 de junho de 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário