Um incrível projeto criado pelo escritório italiano de arquitetura e urbanismo chamado Coffice já vem sido muito comentado nos últimos anos, tratasse de um viaduto que irá gerar energia eólica e solar. Para quem ainda não conhece essa empresa e esteja interessado em saber mais, clique aqui. O escritório já é conhecido por combinar pesquisas ecológicas, inovação e experimentação com teoria arquitetônica.
Por que?
As energias inesgotáveis são a fonte de energia mais segura para os seres humanos e a natureza, embora existam dois enormes problemas que ainda limitam sua exploração máxima: a relação custos / benefícios e a relação com o contexto (paisagem natural ou antrópica).
O vento solar é uma maneira sustentável de produzir energia a partir de fontes renováveis. No viaduto terá uma “visão atrativa”. O envolvimento de produtores locais e investidores também daria um importante contribuição para a economia da região, embora os resultados reais positivos certamente seriam muito mais amplos.
Como?
O projeto incorpora painéis solares e turbinas eólicas em sua estrutura e poderia gerar até 40 milhões de quilowatt/hora (kW/h) de eletricidade por ano. O sistema híbrido propõe a combinação de geradores de energia solar e eólica, permitindo uma produção contínua de energia. A proposta é baseada na idéia de utilizar o espaço entre os pilares dos viadutos para integrar na estrutura um sistema de turbinas eólicas.
O sistema de geração solar preencheria apenas a parte interna da estrada, enquanto a externa continuaria reservada exclusivamente para a passagem de veículos. O asfalto seria substituído por uma tecnologia chamada rodovia fotovoltaica coletando energia como parte de um sistema que gera eletricidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário