Pelo site Engenharia é
Henry Glogau, um designer que mora na Nova Zelândia, criou a Solar Desalination Skylight, um dispositivo que utiliza água do mar para gerar luz ambiente natural, água potável e energia a partir do sal marinho restante.
A Solar Desalination Skylight de Glogau é finalista do concurso Lexus Design Award 2021, dedicado a capacitar pessoas a criar coisas boas para o futuro da humanidade e do planeta. O sucesso e a premiação de projetos é determinado por seu impacto positivo na sociedade.
A nova Skylight está em perfeito alinhamento com os princípios de design e engenharia do prêmio para um futuro melhor. Os serviços básicos para os moradores de favelas podem ser muito benéficos.
A dessalinização por energia solar funciona evaporando a água do mar usando a energia livre e abundante do sol. A água do mar é canalizada para a claraboia em forma de tigela durante o dia, onde a energia do sol é usada para iluminar as casas à noite e destilar a água salgada do mar em água potável.
O morador da casa pode extrair água potável de uma torneira na base da Skylight. Durante a noite, a sobra de sal gera uma carga elétrica que alimenta uma luz difusa.
O projeto de Glogau é uma solução prática e de baixo custo que aproveita os recursos abundantes para tratar de questões básicas que as pessoas enfrentam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário