Powered By Blogger

domingo, 25 de janeiro de 2026

 Pelo site: Engenharia É

México enfrenta falta de luz e água atribuída a data centers da Microsoft

Residentes da região central do México relatam falhas frequentes no fornecimento e afirmam que os data centers estão consumindo os recursos.

A demanda por infraestrutura de inteligência artificial tem acelerado a construção de data centers em todo o mundo. No entanto, esse avanço vem acompanhado de impactos negativos: em várias regiões, já há relatos de escassez de energia elétrica e água.

De acordo com o The New York Times, moradores da região central do México afirmam que os problemas no fornecimento estão cada vez mais frequentes. Muitos responsabilizam as big techs pelo consumo intensivo dos recursos naturais.

Comunidades denunciam apagões e falta de água

Um dos pontos citados na reportagem é o complexo de data centers da Microsoft, localizado em uma colina nas planícies de algaroba, ao norte da Cidade do México. Moradores da área relatam quedas constantes de energia e falhas no abastecimento de água.

Segundo Alejandro Sterling, diretor de desenvolvimento industrial da região, a capacidade de geração de energia foi esgotada após a instalação dos novos espaços de IA. Ele destaca que os projetos se expandiram em áreas com redes frágeis, pressionando ainda mais o sistema local.

Em La Esperanza, vila próxima ao complexo, a situação se agravou. Durante o verão, a interrupção no fornecimento de água comprometeu a higiene básica dos moradores e teria causado um surto de hepatite, que deixou cerca de 50 pessoas doentes.

“Eu culpo os governos estaduais por não negociarem contrapartidas para a comunidade. O projeto da Microsoft envolveu milhões de dólares, mas nada foi destinado às pessoas que vivem aqui”, afirmou Víctor Bárcenas, diretor da clínica de saúde local.

Microsoft nega responsabilidade

A Microsoft, por sua vez, declarou que a rede elétrica local já era instável antes da chegada dos data centers. A empresa afirmou não haver evidências de que o complexo tenha prejudicado o fornecimento de energia e água.

Bowen Wallace, vice-presidente corporativo de data centers da empresa nas Américas, disse que a companhia sempre prioriza as necessidades da comunidade. Já a companhia nacional de energia do México atribuiu os apagões recentes a fatores externos, como raios e colisão de animais com equipamentos. Até o momento, não foi apresentada uma explicação oficial para os problemas no abastecimento de água.



Nenhum comentário:

Postar um comentário