Redação do Site Inovação Tecnológica
A tinta é incolor, não é tóxica, mas produz cores vívidas que não desbotam. [Imagem: Aleksandr V. Yakovlev et al. - 10.1021/acsnano.5b06074]
Cor física
Pesquisadores russos desenvolveram uma tecnologia que permite usar uma impressora jato de tinta comum para fazer impressões coloridas sem usar corantes.
A tinta é incolor, não é tóxica, mas produz cores vívidas que não desbotam.
O segredo está na chamada cor física.
Em vez de depender de corantes, a cor física é gerada pela forma como nanoestruturas superficiais refletem a luz. As asas de borboleta são o exemplo mais conhecido, mas a iridescência - a capacidade de alteração das cores dependendo do ângulo de reflexão da luz - está disseminada pela natureza.
Tinta coloidal
Tem havido muitas demonstrações práticas dessas cores por interferência da luz - como um papel superbranco inspirado em um besouro - mas a maioria exige técnicas de fixação de alta temperatura, o que é incompatível com a tecnologia jato de tinta e com os materiais mais comuns, como papel e plásticos.
Aleksandr Yakovlev, da Universidade Itmo, sintetizou uma tinta coloidal à base de dióxido de titânio que se mostrou muito promissora e versátil, dispensando a fixação de alta temperatura e podendo ser depositada sobre vários tipos de superfície.
Exemplos de objetos impressos - todos coloridos, mas sem usar tintas. [Imagem: Aleksandr V. Yakovlev et al. - 10.1021/acsnano.5b06074]
A cor produzida é controlada variando a espessura da camada de tinta depositada por uma impressora jato de tinta normal.
As cores verde e azul produzidas são vívidas e não desbotam. Mas a equipe ainda está trabalhando em um tom vermelho convincente.
Bibliografia:
Inkjet Color Printing by Interference Nanostructures
Aleksandr V. Yakovlev, Valentin A. Milichko, Vladimir V. Vinogradov, Alexandr V. Vinogradov
ACS Nano
Vol.: Article ASAP
DOI: 10.1021/acsnano.5b06074
Inkjet Color Printing by Interference Nanostructures
Aleksandr V. Yakovlev, Valentin A. Milichko, Vladimir V. Vinogradov, Alexandr V. Vinogradov
ACS Nano
Vol.: Article ASAP
DOI: 10.1021/acsnano.5b06074
Nenhum comentário:
Postar um comentário