Redação do Site Inovação Tecnológica
O revestimento polimérico para proteção deixa a miniantena parecida com uma pedra de revestimento. [Imagem: UAEM/Invdes/Divulgação]
Miniantena de TV
Engenheiros da Universidade de Morelos, no México, desenvolveram aquela que eles afirmam ser a menor antena de TV disponível no mundo.
Ela tem 11 centímetros de comprimento, 6,5 centímetros de largura, seis milímetros de espessura e pesa apenas 12 gramas.
Para que se torne mais robusta e possa ser usada sem ser danificada, a miniantena é revestida com um material plástico, o que eleva seu peso para 80 gramas.
Recepção
Apesar de ser diminuta, a antena passou com louvor por todos os testes de recepção.
"Na área da Califórnia (EUA) ela conseguiu captar o sinal de cerca de 70 canais locais, e depois do desligamento das transmissões analógicas na Cidade do México, ela captou 28 canais, 23 deles sem repetição," disse a professora Margarita Torres, coordenadora da equipe que desenvolveu a antena.
A antena pode ser usada externa ou internamente, dispensando os mastros - ela pode ser fixada no teto, onde é mais fácil alterar sua orientação em caso de necessidade.
A universidade já está apoiando os pesquisadores na criação de uma empresa para colocação da miniantena no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário