Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

NASA afirma que planeta Vulcano, da série Jornada nas Estrelas, pode existir de fato

Redação do Site Inovação Tecnológica 



NASA afirma que planeta Vulcano





Há alguns dias vimos a realidade imitar a ficção, quando cientistas descobriram a "criptonita terrestre", um mineral com a exata descrição dada no filme O Retorno do Super-Homem ao único mineral capaz de minar a força do super-herói.
Os autores do filme foram criativos o bastante para imaginar uma composição química diferente de qualquer mineral conhecido. Eles certamente não contavam com a possibilidade de que um mineral real, com uma fórmula tão estranha, pudesse vir a ser encontrada de fato aqui mesmo na Terra, alguns anos depois.
Jornada nas Estrelas
Agora, cientistas da NASA, participantes da missão PlanetQuest (Caçador de Planetas), afirmaram que a nova sonda espacial será capaz de detectar o planeta Vulcano, idealizado na famosa série Jornada nas Estrelas. Vulcano é o planeta natal do Spock - certamente o personagem-símbolo de toda a série.
Em uma carta publicada em Julho de 1.991 na revista Sky & Telescope, o autor da série Jornada nas Estrelas, Gene Roddenberry, afirmou que Vulcano seria um planeta da estrela 40 Eridani. 40 Eridani é na verdade um sistema triplo, composto por três estrelas, localizadas a 16 anos-luz da Terra. A mais provável localização de um planeta seria ao redor da 40 Eridani A, uma pequena estrela vermelho-alaranjada ligeiramente menor e mais fria do que o nosso Sol.
A Dra. Angelle Tanner, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, juntou-se ao seu colega Sean Raymond, da Universidade do Colorado, para confirmar duas questões: É possível haver realmente um planeta em 40 Eridani A? E, se ele existir, a sonda PlanetQuest poderá detectá-lo?
Planeta Vulcano
A resposta foi positiva para as duas questões. "Como os três membros do sistema estelar triplo estão muito distantes uns dos outros [centenas de unidades astronômicas - a distância entre a Terra e o Sol], eu não vejo razões por que um planeta de massa similar à Terra não possa se formar ao redor da estrela primária, 40 Eridani A," diz o Dr. Raymond.
Para que exista vida em Vulcano, o planeta deverá estar em uma órbita bem precisa ao redor de sua estrela - a uma distância que permita a existência de água em forma líquida. A água é um ingrediente essencial para que qualquer organismo tenha vida longa e prospere. No caso da estrela 40 Eridani A, essa órbita deverá estar ao redor de 0,6 unidades astronômicas - o que os cientistas chamam de zona habitável.

Quando perguntada como seria a aparência de um habitante de Vulcano, a Dra. Tanner afirmou que eles seriam pálidos. "Uma estrela anã de classe K emite sua luz em um comprimento de onda mais avermelhado comparado com o nosso sol, de forma que seria difícil pegar um bronzeado lá."

Nenhum comentário:

Postar um comentário