Powered By Blogger

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Partículas magnéticas podem mudar completamente o armazenamento de dados

Pelo site Engenharia é



Nova pesquisa mostrou que um tipo exótico de comportamento magnético descoberto há apenas alguns anos é uma grande promessa como forma de armazenar dados – um que poderia superar os limites fundamentais que, de outra forma, poderiam sinalizar o fim da “Lei de Moore”, que descreve o curso melhorias na computação e armazenamento de dados nas últimas décadas.
Ao invés de ler e escrever dados um pouco de cada vez, mudando a orientação das partículas magnetizadas em uma superfície, como fazem os discos magnéticos de hoje, o novo sistema usaria pequenos distúrbios na orientação magnética, que foram apelidados de “skyrmions”.
As partículas virtuais, que ocorrem em uma fina película metálica encaixada contra um filme de metal diferente, podem ser manipuladas e controladas usando campos elétricos e podem armazenar dados por longos períodos sem a necessidade de mais energia.
Em 2016, uma equipe liderada pelo professor associado do MIT de ciência e engenharia de materiais Geoffrey Beach documentou a existência de skyrmions, mas as posições das partículas em uma superfície eram inteiramente aleatórias. Agora, Beach tem colaborado com outros pesquisadores para demonstrar experimentalmente pela primeira vez que eles podem criar essas partículas em locais específicos, que é o próximo requisito chave para usá-los em um sistema de armazenamento de dados. Um sistema eficiente para ler esses dados também será necessário para criar um sistema comercializável.
As novas descobertas são relatadas esta semana na revista  Nature Nanotechnology, em um artigo de Beach, MIT postdoc Felix Buettner e estudante de pós-graduação Ivan Lemesh, e outros 10 no MIT e na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário