Uma equipe de pesquisa do Reino Unido poderia ajudar a trazer de volta a visão de milhares de pessoas que têm problemas relacionados à córnea.
Cientistas da Universidade de Newcastle disseram que criaram a primeira córnea humana impressa em 3D do mundo. Eles combinam técnicas de impressão únicas, células-tronco da córnea e uma nova tinta para criar córneas em apenas 10 minutos.
“Muitas equipes em todo o mundo têm perseguido a bio-tinta ideal para tornar esse processo viável”, explicou Che Connon, professor de Engenharia de Tecidos em Newcastle, que liderou o processo de desenvolvimento. “Nosso gel exclusivo – uma combinação de alginato e colágeno – mantém as células-tronco vivas enquanto produz um material que é rígido o suficiente para manter sua forma, mas macio o suficiente para ser espremido pelo bocal de uma impressora 3D.”
Connon explicou que o gel era um trabalho contínuo em andamento, mas era um elemento que a equipe definitivamente precisava acertar.
Os transplantes de córnea são alguns dos mais comuns na medicina, segundo o Instituto Nacional de Visão dos EUA. Centenas de milhares de pessoas em todo o mundo passam pelo procedimento a cada ano. No entanto, este procedimento também é um dos mais críticos para restaurar a visão de um paciente com deficiência visual. A equipe de Newcastle espera que suas opções de córnea impressas em 3D possam reduzir as taxas de rejeição de transplantes.
Infelizmente, esta inovação específica está a alguns anos de se tornar uma realidade. Connon disse em um comunicado que as córneas impressas terão que passar por vários anos de testes antes de se tornarem uma opção de transplante viável.
Veja no link: https://youtu.be/7xoRe2OFNnI
Nenhum comentário:
Postar um comentário