Desde os climas de verão normalmente amenos da Irlanda, Escócia e Canadá até o escaldante Oriente Médio, vários locais no Hemisfério Norte testemunharam o clima mais quente já registrado na última semana.
Grandes áreas de pressão de calor ou cúpulas de calor espalhadas pelo hemisfério levaram às temperaturas sufocantes.
A Canadian Broadcasting Corporation relata que o calor é responsável por pelo menos 33 mortes no sul do Quebec, a maioria em Montreal, que sofreu altas temperaturas.
No norte da Sibéria, ao longo da costa do Oceano Ártico – onde as observações meteorológicas são escassas – análises de modelos mostraram temperaturas que subiram 22 graus Celsius acima do normal em 5 de julho, para mais de 32 graus Celsius.
“É absolutamente incrível e realmente um dos eventos de calor mais intensos que eu já vi até o norte”, escreveu o meteorologista Nick Humphrey.
Nenhum registro isolado pode ser atribuído ao aquecimento global. Mas, coletivamente, esses registros de calor são consistentes com o tipo de extremos que esperamos ver aumentar em um mundo em aquecimento.
Vamos fazer um tour pelo mundo dos recentes marcos do clima quente.
América do Norte
Uma enorme e intensa cúpula de calor consumiu os dois terços do leste dos Estados Unidos e sudeste do Canadá desde o final da semana passada. Não só tem sido quente, mas também excepcionalmente úmido. Aqui estão alguns dos registros mais notáveis de todos os tempos:
- Denver teve seu recorde de alta temperatura de todos os tempos de 40,5 graus Celsius em 28 de junho.
- Mount Washington, NH teve sua temperatura mais baixa de todos os tempos em temperaturas de 15,5 graus Celsius no dia 2 de julho.
- Burlington, Vermont, estabeleceu sua temperatura mais baixa já registrada de 26,6 graus Celsius no dia 2 de julho.
- Montreal registrou sua temperatura mais alta na história registrada, com 147 anos, de 97,6 graus Celsius no dia 2 de julho. A cidade também registrou sua combinação mais extrema de calor e umidade no meio da noite .
- Ottawa publicou seu registro mais extremo de calor e umidade em 1º de julho.
Europa
O calor excessivo incendiou as Ilhas Britânicas no final da semana passada. O calor sufocante fez as estradas e os telhados se dobrarem, informou o Weather Channel, e resultou em recordes de todos os tempos:
- A Escócia estabeleceu provisoriamente sua temperatura mais quente. O Met Office do Reino Unido informou que Motherwell, a cerca de 12 milhas a sudeste de Glasgow, atingiu 33,2 graus Celsius em 28 de junho, ultrapassando o recorde anterior de 32,9 graus centígrados estabelecido em agosto de 2003 no Greycrook. Além disso, Glasgow teve seu dia mais quente já registrado, atingindo 31,9 graus Celsius.
- Na Irlanda, em 28 de junho, Shannon atingiu 32 graus Celsius, seu recorde.
- Na Irlanda do Norte,
- Belfast atingiu 29,5 graus Celsius em 28 de junho, seu recorde.
- Castlederg 30,1 graus Celsius em 29 de junho, seu recorde
Oriente Médio
- Em abril, o Paquistão registrou a temperatura mais quente já observada na Terra que foi 50.2 graus Celsius.
- No final de junho de 2017, Ahvaz, no Irã, subiu para 53,7 graus Celsius – a temperatura mais alta de todos os tempos do país.
- No final de maio de 2017, a cidade de Turbat, no oeste do Paquistão, atingiu 53,5 graus Celsius, igualando a temperatura mais alta do país e a temperatura recorde do mundo em maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário