Previsão de cientistas é que os índices de dióxido de nitrogênio e material particulado continuem caindo
Dados de monitoramento da qualidade do ar em cidades inglesas revelam uma considerável redução da poluição atmosférica, comprovada pela queda dos índices de dióxido de nitrogênio e material particulado (PM2.5). A redução da poluição foi identificada em Londres, Manchester, Birmingham, Glasglow e York.
Cientistas da Universidade de York compararam a qualidade do ar de Londres e das áreas rurais e urbanas da Inglaterra com medições anteriores e os resultados mostram que os níveis de poluição estão abaixo da média dos últimos 5 anos.
A Agencia Ambiental Europeia confirma que os níveis de poluição têm caído significativamente nas cidades da Europa, muitas em quarentena pela pandemia do coronavírus. A redução dos níveis de dióxido de nitrogênio tem relação com a diminuição no tráfego de veículos. Além do transporte, atividades industriais e o uso de combustíveis fósseis também são fontes d e dióxido de nitrogênio e de material particulado.
“Estes são os dois poluentes que mais fazem mal à saúde humana e, em nossas análises, eles caíram abaixo da média dos últimos 5 anos”, explica o Professor James Lee, do Departamento de Química de York e do National Centre for Atmospheric Science (NCAS). “Eu esperaria uma queda ainda maior nestes índices nas próximas semanas. Vamos seguir analisando os dados e ampliar a medição para outras localidades, para que tenhamos um quadro ainda mais preciso desta situação”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário