Ainda não se sabe a quantidade de drones na construção civil hoje no Brasil, mas o mercado certamente está em crescimento, já que a tecnologia traz inúmeros benefícios. Ainda não existe regulamentação para o uso do dispositivo, mas a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já está trabalhando no assunto.
Se interessou por essa inovação tecnológica para a construção civil? Continue a leitura e saiba mais!
Usos na construção civil
Estável e facilmente controlável, o drone pode ser uma alternativa para que as construtoras estudem a evolução de prédios e grandes estruturas a partir de ângulos impraticáveis há até pouco tempo. Desse modo, pode-se garantir o controle de produção e a qualidade da obra, pois os dados coletados permitem tomar decisões estratégicas com mais segurança.
Dá para planejar melhor cada passo da obra, otimizar avaliações comerciais, conhecer a vista de cada janela e até fazer uma avaliação topográfica para obras futuras. Além disso, é possível explorar os principais pontos de acordo com a expectativa de vida útil da edificação e dos materiais usados.
Mapeamento
Até pouco tempo, o processo de planejamento de construção e documentação era totalmente manual. Dependendo do grau de detalhamento, uma equipe de topografia teria de trabalhar por semanas para fazer o levantamento de uma área de 100 hectares.
Antes deles, algumas empresas optavam por fazer o mapeamento com aeronaves tripuladas. Entretanto, além de ser uma alternativa cara, é, em casos de restrição de espaço aéreo, logisticamente inviável.
Um drone pode sobrevoar a área em menos de meia hora e fazer um levantamento com diferentes características, a depender das necessidades, e isso ajuda a reduzir custos de campo. Eles podem voar com segurança em altitudes mais baixas e bem mais próximos dos objetos.
Segurança
Há muitas possibilidades de garantir a segurança dos colaboradores usando drones. O mapeamento e a inspeção remotos evitam que funcionários tenham de se expor em locais perigosos. Outra situação em que esses dispositivos podem ser bastante úteis são as estruturas altas e de difícil acesso. O uso de drones na construção civil, portanto, reduz índices de acidentes de trabalho.
Inspeção
Além de garantir segurança total, já que evita o uso de profissionais em rapel, cordas, escadas, andaimes ou caminhões caçamba, tem um custo inferior. Como a inspeção deve ser feita a cada 12 ou 18 meses, o impacto no orçamento é significativo.
Os pequenos dispositivos podem carregar câmeras fotográficas e de vídeo de alta resolução, bem como sensores para captação de informação. Um exemplo é o sensor térmico, que permite inspecionar equipamentos e estruturas em busca de pontos com excesso de calor.
Acompanhamento
Durante o andamento da obra, os drones podem fazer imagens do canteiro de obras em diversos ângulos. Assim, é possível ficar atualizado sobre o andamento da construção sem precisar se deslocar até o local. Essas imagens aéreas fornecem dados estratégicos e abrem muitas possibilidades.
As construtoras podem produzir relatórios e transformá-los em uma ferramenta de relacionamento com o cliente: quem não quer um registro fotográfico das obras da unidade comprada? E vídeos que permitam projetar melhor a vista do apartamento antes que ele esteja pronto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário