Ao conceber a Cidade Inteligente Social, diversos pontos foram classificados como pilares, possibilitando uma melhor compreensão do campo de atuação da PLANET The Smart City. Dentre os pilares, selecionou-se os que melhor se encaixam para esclarecer os alicerces da PLANET The Smart City. Eles situam as pessoas quanto ao conceito e impedem que a essência do projeto seja esquecida. Os quatro elementos classificados como pilares são: PESSOAS E INCLUSÃO SOCIAL; PLANEJAMENTO URBANO E ARQUITETURA; TECNOLOGIA E SERVIÇOS e MEIO AMBIENTE.
PLANEJAMENTO URBANO E ARQUITETURA – para se alcançar a sustentabilidade deve haver planejamento. Nisso, o mix funcional de áreas residenciais, comerciais e empresariais tecnológicas favorece o curto deslocamento para obtenção de serviços e lazer. A boa distribuição das áreas verdes também estimula uma maior integração.
TECNOLOGIA E SERVIÇOS – a tecnologia possibilita a expansão urbana equilibrada, sustentável e democrática. Para incentivar a conexão, diminui-se as barreiras entre a população e a administração da cidade por meio do suporte tecnológico, para a obtenção de informação e serviços. Esses avanços tecnológicos serão implementados conforme a cidade cresce.
PESSOAS E INCLUSÃO SOCIAL – uma cidade definida pelo foco nas pessoas que e a aplicação das medidas fundamentais para seu pleno funcionamento é o que conduz o conceito de Cidade Inteligente Social. Ambientes urbanos tendo como base a interação é essencial para se promover a inclusão social.
MEIO AMBIENTE – cooperando com a natureza, a cidade traça como um de seus princípios a atenção voltada para a ecologia e o desenvolvimento ecossustentável. A preocupação em diminuir as ilhas de calor e distribuir as áreas verdes funcionais acentua a visão de natureza como protagonista, responsável pela qualidade dos espaços, das formas e dos tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário