Nikola Tesla é talvez um dos maiores cientistas que o mundo já teve. Seus experimentos foram muito além de seu tempo, o que deixou muito do seu trabalho subestimado até depois que ele faleceu. Nascido em 10 de julho de 1856, na Áustria. Anos mais tarde, seguiu para Nova York com o propósito de promover seu trabalho. Seu carisma e invenções malucas lhe renderam o título de “cientista maluco”, e ele foi o criador de muitas coisas essenciais à vida moderna. Aqui estão algumas das maiores conquistas do homem.
Corrente alternada
Tudo começou em 1893, na World’s Expo em Chicago, onde ocorreu uma disputa entre a corrente atual e alternada de Tesla e a corrente contínua de Thomas Edison. Corrente contínua de Thomas Edison era muito perigosa e cara. Tesla procurou implementar corrente alternada para a rede de energia porque era mais barata e mais segura. Para provar a segurança da AC, ele teria enviado eletricidade através de si mesmo para produzir luz. Apesar dos esforços de Edison e General Electric para a implementação de corrente contínua, a corrente alternada de Tesla finalmente venceu.
Primeira usina hidrelétrica
Nikola Tesla junto com George Westinghouse construiu a primeira usina hidrelétrica do mundo na base da Niagara Falls. A usina permanece até hoje como um museu, mas foi um dos locais de primeira geração da energia que iniciaram o processo de eletrificação do mundo.
Raios X
Enquanto Tesla vivia, radiações ionizantes e eletromagnetismo foram fortemente estudados. Suas primeiras experiências com a imagem de raios X, eventualmente levou à sua aplicação no campo da medicina. A descoberta dos raios X foi quando Tesla buscava compreender as forças invisíveis do mundo ao seu redor. Esta unidade em última análise, é o que fez de Tesla um inventor.
Motor de indução de Tesla
Proclamada como uma das 10 maiores invenções de todos os tempos, motor de indução de Tesla revolucionou a indústria de eletrodomésticos. Foi a primeira instância onde a energia elétrica poderia ser convertida em energia mecânica. Todos os aparelhos eletrônicos modernos que utilizam motores elétricos podem agradecer Tesla pela sua existência.
Medição da densidade de fluxo
Uma das menos conhecidas realizações de Tesla é a medição de densidade de fluxo magnético. Tesla descobriu campos magnéticos rotativos em 1882, que serviu como uma descoberta do núcleo em torno de corrente alternada. Campos magnéticos rotativos são usados em aparelho de ressonância magnética, por exemplo.
A transmissão sem fio
Uma das maiores invenções e previsões do futuro de Tesla foi o de transmissão de mensagem sem fio. JP Morgan na época, investiu $150.000 na ideia de Tesla para a transmissão sem fio com o objetivo de encontrar frequências em que os dados poderiam ser transmitidos transversalmente. A torre que Tesla construiu foi o primeiro sistema de transmissão sem fio do mundo, e as suas ideias neste campo lançou as bases para a possibilidade das transmissões de dados que temos hoje em dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário