Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Guarde suas fotos para sempre gravadas em DNA

Redação do Site Inovação Tecnológica 



Guarde suas fotos para sempre gravadas em DNA
Dados gravados em DNA batem recorde de densidade e já podem ser gravados e lidos sem erros.[Imagem: CC0 Creative Commons/Pixabay]








Fotos para gravar em DNA
Pesquisadores estão procurando 10.000 imagens originais de todo o mundo para preservá-las indefinidamente em DNA sintético, que é promissor como um meio de armazenamento revolucionário que dura muito mais e que é muitas ordens de magnitude mais densa do que as tecnologias magnéticas atuais.
Para isso, a equipe do projeto #MemoriesInDNA está convidando o público a enviar fotografias originais que gostariam de ver preservadas em DNA por milênios - estima-se que dados gravados em DNA poderão durar por 1 milhão de anos.
As imagens - que deverão ser transmitidas para o site do projeto - serão codificadas em DNA sintético e disponibilizadas para pesquisadores de todo o mundo. A equipe também está encorajando as pessoas a compartilharem as mesmas imagens nas redes sociais com a hashtag #MemoriesInDNA e incluir uma história sobre por que a fotografia ou o vídeo são importantes para eles.
"É a sua vez de nos mostrar o que deve ser preservado em DNA para sempre," disse o professor Luis Ceze, da Universidade de Washington, nos EUA. "Queremos que as pessoas saiam e tirem uma foto de algo que eles querem que o mundo se lembre. É uma oportunidade divertida de enviar uma mensagem às gerações futuras e ajudar a nossa pesquisa".
A equipe já codificou obras importantes em moléculas de DNA, incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os 100 melhores livros do Projeto Gutenberg, músicas do Festival de Jazz de Montreux e agora pretende codificar aproximadamente 10.000 das imagens que o público enviar, tudo em fragmentos de DNA sintético.

O armazenamento de dados em moléculas de DNA está emergindo como uma alternativa para fechar o crescente hiato que está-se abrindo entre a quantidade de dados digitais gerados e nossa capacidade de armazená-los de forma acessível e eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário