Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Mesmo um gênio tem que se vender ... o notável currículo de Leonardo da Vinci

Pelo site Engenharia é



Antes de ser famoso, antes de pintar a Mona Lisa e a Última Ceia, antes de inventar o helicóptero, antes de desenhar a imagem mais famosa do homem, antes de todas essas coisas, Leonardo da Vinci era um armeiro, um cara de armas , um fabricante de coisas que vão "boom".
E, como você, ele teve que montar um currículo para conseguir seu próximo show. Assim, em 1482, aos 30 anos, ele escreveu uma carta e uma lista de suas capacidades e enviou-a para Ludovico il Moro, duque de Milão.
Então, para comemorar o aniversário de Leonardo em 15 de abril, gostaria de compartilhar seu maravilhoso currículo com você e o que podemos aprender com ele:

A tradução desta carta é bastante notável:
“Ilustríssimo Senhor, Tendo agora considerado suficientemente os espécimes de todos aqueles que se proclamam habilidosos inventores de instrumentos de guerra, e que a invenção e operação dos ditos instrumentos não são nada diferentes daqueles de uso comum: esforçar-me-ei, sem prejuízo de qualquer outra pessoa, para me explicar a Vossa Excelência, mostrando ao senhorio o meu segredo, e depois oferecendo-lhes o melhor prazer e aprovação para trabalhar com efeito em momentos oportunos em todas as coisas que, em parte, serão brevemente mencionadas abaixo.
1. Eu tenho uma espécie de pontes extremamente leves e fortes, adaptadas para serem mais facilmente transportadas, e com elas você pode perseguir, e a qualquer momento fugir do inimigo; e outros, seguros e indestrutíveis pelo fogo e pela batalha, fáceis e convenientes de levantar e colocar. Também métodos de queima e destruição dos inimigos.
2. Eu sei como, quando um lugar é assediado, tirar a água das trincheiras, e fazer infinitas variedades de pontes, e caminhos e escadas cobertos, e outras máquinas pertencentes a tais expedições.
3. Se, em razão da altura dos bancos, ou da força do lugar e de sua posição, é impossível, ao sitiar um lugar, aproveitar-se do plano de bombardeio, tenho métodos para destruir toda rocha ou outro fortaleza, mesmo que fosse fundada em uma rocha, etc.
4. Novamente, tenho tipos de morteiros; mais conveniente e fácil de transportar; e com estes posso atirar pequenas pedras quase parecidas com uma tempestade; e com a fumaça destes causa grande terror ao inimigo, para seu grande detrimento e confusão.
5. E se a luta deve ser no mar eu tenho vários tipos de máquinas mais eficientes para ataque e defesa; e embarcações que resistirão ao ataque dos maiores canhões e pó e fumos.
6. Eu tenho meios por meio de minas e caminhos secretos e tortuosos, feitos sem ruído, para chegar a um local designado, mesmo que fosse necessário passar sob uma trincheira ou um rio.
7. Farei carros cobertos, seguros e inatacáveis, os quais, entrando no inimigo com sua artilharia, não há um corpo de homens tão grande, mas eles os quebrariam. E por trás disso, a infantaria poderia seguir sem ferimentos e sem qualquer impedimento.
8. Em caso de necessidade eu farei grandes armas, morteiros e artefatos leves de formas finas e úteis, fora do tipo comum.
9. Onde a operação de bombardeio poderia falhar, eu inventaria catapultas, manganels, trabocchi e outras máquinas de eficácia maravilhosa e não de uso comum. E, em suma, de acordo com a variedade de casos, posso inventar vários e infindos meios de ataque e defesa.
10. Em tempos de paz acredito que posso dar perfeita satisfação e igual a qualquer outro na arquitetura e na composição dos edifícios públicos e privados; e em guiar a água de um lugar para outro.
11. Posso fazer escultura em mármore, bronze ou barro, e também posso fazer qualquer coisa que possa ser feita, assim como qualquer outra, seja ele quem for.
Novamente, o cavalo de bronze pode ser levado na mão, que é para a glória imortal e honra eterna do príncipe seu pai de feliz memória, e da ilustre casa de Sforza.
E se qualquer uma das coisas acima mencionadas parece impossível ou impossível, estou mais preparado para fazer o experimento em seu parque, ou em qualquer lugar que possa agradar a sua Excelência - a quem eu me comento com a maior humildade, etc ”
Que peça fantástica de marketing pessoal! Não há nenhum de seus famosos retrovisores aqui - essa carta deveria ser lida e persuadida.
Eu sou um pedante sem esperança, então aqui está o que eu acho que podemos aprender com o currículo de Leonardo:
Você notará que ele não recita todas as suas realizações passadas. Ele não menciona a pintura do retábulo da Capela de São Bernardo; ele não fornece uma lista de lavanderia de bombas do passado que ele construiu; ele não cita seu emprego anterior no estúdio do artista Andrea di Cione.
Não, ele não faz nenhuma dessas coisas, porque essas seriam sobre suasrealizações, não as necessidades do Duque .
Em vez disso, ele vende seu possível empregador sobre o que Leonardo pode fazer por ele.
Agora imagine ser o Duque de Milão e receber esta magnífica carta do jovem prodígio de Florença. Os descritivos específicos pintam uma imagem vívida de máquinas de cerco e bombardeios e morteiros e drenagens e pontes para derrotar o inimigo. Você pode imaginar as cenas que passaram pela cabeça do duque enquanto segurava essa carta em suas mãos e lia as ousadas declarações de capacidades de Leonardo da Vinci.
O que o duque renascentista não iria querer “tipos de morteiros; mais conveniente e fácil de transportar; [que] pode atirar pequenas pedras quase parecidas com uma tempestade ”? Soa muito atraente.
E é exatamente isso que seu currículo também precisa fazer. Não a lista de lavanderia / bio padrão que fala sobre você, mas a peça de marketing que fala sobre os benefícios para o seu futuro empregador e como você se encaixa em suas necessidades e desejos.
É um currículo persuasivo , mas, em princípio, você pode fazê-lo sozinho, concentrando-se em quantificar e descrever o que você pode fazer para o seu futuro chefe.
Acontece que, mesmo em seu aniversário de 564 anos, esse notável colega Leonardo da Vinci está nos ensinando sobre o futuro.
Que gênio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário