Powered By Blogger

terça-feira, 8 de maio de 2018

ARES: Um novo tipo de armazenamento de energia renovável

Pelo site Engenharia é




Uma empresa chamada Advanced Rail Energy Storage (ARES) com sede na Califórnia, criou trens que armazenam energia. Sua inovadora alternativa terrestre ao método de armazenamento “tradicional” de hidro-bombeamento, fornece armazenamento de energia em escala de grade usando pequenos trens bonitos.
Estas pequenas locomotivas elétricas usam carros ferroviários para empurrar blocos de concreto pesado para o topo de uma inclinação usando o excesso de energia gerada a partir de plantas de energia renovável.
Como seria de esperar, o excesso de energia é utilizado durante os horários de pico, quando a saída da rede é baixa. Para liberar energia, quando a demanda é maior no pico, basta deixar o trem rolar para baixo a inclinação. Os trens, sob a influência da gravidade, geram energia através de seus sistemas de freamento regenerativos, o que é legal.
ARES alega que o sistema pode responder ao aumento e diminuição da demanda em segundos. Eles também afirmam que o sistema possui eficiências de carga/descarga de 80 por cento e pode fornecer potência constante por períodos de até oito horas.
A ARES realizou um teste de sistema piloto em Tehachapi, Califórnia, em uma pista de 268 metros. Após este teste provou o conceito, foi concedida a permissão para a empresa construir o sistema de energia da grade em Nevada.
A frota de trens de 300 toneladas deve ser concluída a qualquer em breve. Estes veículos vão fornecer 50 MW de potência de resposta rápida para ajudar a estabilizar o fornecimento da rede elétrica californiana.
O CEO da empresa, Jim Kelly, afirma que pode: – ser implantado em cerca de metade do custo de outras tecnologias de armazenamento disponíveis. Igualmente importante, a ARES não produz emissões, não queima combustível, não necessita de água, não usa materiais ambientalmente problemáticos e fica muito ligeiramente na terra “.

Nenhum comentário:

Postar um comentário