Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Sistema fará com que usinas de combustíveis fósseis não emitam mais carbono na atmosfera

Pelo site Engenharia é





As usinas de combustíveis fósseis, particularmente as de carvão e as de gás natural, ainda constituem a maioria das fontes de energia do mundo. Como tal, elas continuam a ser o maior contribuinte de gases de efeito estufa climáticos na atmosfera, sendo o mais notável o dióxido de carbono.
Esforços para reduzir ou eliminar essas emissões ao mesmo tempo que ainda queima combustíveis fósseis – os chamados sistemas de captura e armazenamento de  carbono (CCS) – têm sido ineficientes e caro. Uma partida relativamente nova quer mudar isso.
A NET Power foi criada por um trio – um advogado, um químico e um engenheiro químico – e seu objetivo é ajudar a livrar o mundo das emissões de carbono causadas por combustíveis fósseis. Em vez de seguir os passos dos sistemas CCS existentes, a NET Power construiu um do zero. “A única maneira de ter sucesso era desenvolver um sistema de energia totalmente novo”, disse Rodney Allam, engenheiro químico, à Science .


Acima você pode conferir a planta do protótipo que o trio desenvolveu, é utilizado um novo ciclo termodinâmico – apelidado de The Allam Cycle – que elimina completamente a necessidade de chaminés.
Essencialmente, o CO2 substitui o vapor usado para conduzir turbinas em usinas tradicionais, mantendo-o trabalhando em vez de soltá-lo para o ar, ao mesmo tempo, eliminando a necessidade de gastar energia para criar vapor.
Em breve vamos saber se o sistema nos fará cumprir sua promessa, já que a planta de demonstração de 25 megawatts da NET Power em Houston estará operacional ainda este ano. Se o protótipo da usina funcionar como esperado, o próximo passo seria abrir uma usina de 300 megawatts. que custará 300 milhões de dólares em 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário