Burj Khalifa – é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Fale sobre a sua altura ou veja seu design, este edifício está pronto para deixá-lo impressionado! Rompendo vários registros e batendo novos recordes mundiais, este edifício estabelece padrões globais de riqueza. A seguir, 20 fatos curiosos sobre Burj Khalifa que te deixarão boquiaberto.
1. Maior arranha-céu do mundo com 828 metros de altura e 160 andares. A construção moveu-se rapidamente: as escavações ocorreram em 2004 e, em abril de 2005, as obras em terra já estavam concluídas. A fundação é composta por 125 estacas de 1,5 metros de diâmetro e 50 metros de comprimento, compreendendo 45 mil metros cúbicos de concreto, reforçados com aço. A superestrutura de Burj Khalifa é suportada por um “piso” de concreto armado de 3,7 metros de espessura. Foram necessários 12.500 metros cúbicos de concreto de alta densidade e baixa permeabilidade para construir esse piso. Depois de um ano nas fundações, os primeiros 100 níveis foram completados em 1.093 dias. Isso é um andar a cada três dias! A inauguração ocorreu em 04 de janeiro de 2010.
2. Entre vários registros, Burj Khalifa também possui o recorde mundial de bombeamento de concreto para o ponto mais alto (605 metros). Ao longo do projeto, foram utilizadas misturas de concreto de alta resistência à compressão para suportar a altura. Os despejos foram feitos apenas à noite, com o concreto sendo esfriado antes da mistura e parte da água sendo substituída por fragmentos de gelo.
3. Completamente vazio, o Burj Khalifa pesa aproximadamente 500 mil toneladas.
4. Burj Khalifa, que possui uma área construída total de 1.728.216 metros quadrados, é a primeira torre de utilidade verdadeiramente mista do mundo. A área residencial ocupa cerca de 563.880 metros quadrados no total, enquanto os escritórios cobrem mais de 91.440 metros quadrados. Além do Armani Hotel Dubai e do Armani Residences. A torre também possui lounges, instalações de saúde e bem-estar, quatro piscinas e dois decks de observação.
5. O plano em forma de Y permitiu que o edifício fosse girado 120 graus e para cada camada do prédio ter uma largura diferente. O passo de cada nível ajudou a reduzir a força do vento na torre. Para garantir a segurança estrutural do edifício, foram realizados mais de 40 testes de túnel de vento em Burj Khalifa, que vão desde a verificação do clima do vento de Dubai até testes de pressão de fachada.
6. Ao longo de seis anos de construção, 12.000 trabalhadores gastaram 22 milhões horas-homem. Se uma pessoa tentasse o trabalho, levaria mais de 7.534 anos.
7. Possui um total de 57 elevadores e 8 escadas rolantes. Entre eles estão o elevador de serviço mais alto do mundo, que tem uma capacidade de 5.500kg e os elevadores de observação, que são cabines de dois andares que viajam a 10m/s. Além disso, é o primeiro edifício que tem elevadores para evacuação controlada em caso de incêndio ou eventos de segurança.
8. As portas foram construídas com um dispositivo de rastreamento de vento único e inteligente que indica se as condições do vento são ou não seguras para abri-las. E nas três entradas foram projetadas e equipadas com persianas motorizadas que podem ser inclinadas e levantadas para regular as condições de luz e temperatura.
9. As luzes brancas de obstrução de xenônio de alta intensidade, que piscam 40 vezes por minuto, estão localizadas estrategicamente na fachada externa de Burj Khalifa para evitar colisões de tráfego aéreo.
10. Para a conveniência dos convidados e daqueles que trabalham na torre, Burj Khalifa possui 3.000 compartimentos de estacionamento subterrâneos.
11. O sistema de água fornece uma média de 946 mil litros de água por dia. Dado o auge da torre, os tanques de armazenamento de água são instalados nos principais pisos da planta mecânica, que estão localizados a cada 30 andares.
12. Durante horários de pico de consumo de resfriamento, requer cerca de 10 mil toneladas de refrigeração, equivale a capacidade de refrigeração de aproximadamente 10 mil toneladas de gelo derretido.
13. Foram necessários três guindastes, cada um com uma capacidade de 25 toneladas para mover materiais no local.
14. A ocupação máxima pode acomodar até 30 mil pessoas, que é a população de uma pequena cidade.
15. Quando Burj Khalifa foi concebido pela primeira vez, era uma torre de 90 andares. Foi o Alteza Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, que inspirou Emaar a empurrar fronteiras e criar uma torre verdadeiramente icônica.
16. Burj Khalifa é tão alto que você pode ver o pôr do sol duas vezes na mesma noite, primeiro a partir de um piso baixo e, em seguida, novamente no At The Top (nível 125). A temperatura no topo é de seis graus mais frio do que no nível do solo.
17. Os mais altos do mundo: o nível 153 é o piso ocupado mais alto do mundo, tem um terraço privativo e é usado para eventos corporativos e privados; o Deck de Observação, no nível 148, é o mais alto do mundo a 555 metros do chão; o At.mosphere, situado no 122º andar, é o bar lounge mais alto do mundo, com uma vista do horizonte de Dubai; no nível 155 situa-se a subestação elétrica mais alta do mundo.
18. Skidmore, Owings e Merrill criaram perto de 4.000 desenhos ao projetar o Burj Khalifa. Quando o prédio estava no local, cerca de 10 vezes mais desenhos foram produzidos.
19. Cada painel de vidro do revestimento externo vem com revestimento de prata com economia de energia para limitar o ganho de calor solar, pesa 362 quilos e mede 1,37×3,25 metros. Demora cerca de 120 dias para limpar todas as janelas.
20. Recordes mundiais: Edifício mais alto; Estrutura Artificial mais alta; Estrutura Independente mais alta; Maior número de andares; O piso mais alto ocupado; O maior deck de observação ao ar livre; Bombeamento vertical de concreto; Elevador de serviço mais alto; e Maior fachada de alumínio e vidro.
Fonte: Site Oficial Burj Khalifa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário