Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Casa autossuficiente tem horta, energia solar e reuso de água

Pelo site CicloVivo


casa autossuficiente austrália
Projeto transformou casa dos anos 80 em espaço sustentável para se viver na Austrália

Quando pensamos na construção ou reforma de uma casa com recursos e tecnologias que a tornem mais sustentável, o valor do investimento inicial normalmente é um obstáculo. Mas quem optou por um lugar autossuficiente para se viver, garante que, a longo prazo, o investimento vale a pena.
É o caso dos australianos Geoff Carroll e Julie Young. Eles contrataram o escritório de arquitetura CplusC Architectural Workshop para reformar uma antiga casa dos anos 80 e transformá-la em um lugar sustentável, que respeite o meio ambiente e também o bolso dos moradores, que passariam a economizar em faturas de água e energia, além de produzir parte dos alimentos que consomem.

Os dois trabalham com soluções sustentáveis e queriam uma casa que refletisse suas escolhas de vida e compromisso com o planeta. E alcançaram este objetivo: a casa onde vivem tem sistemas de captura e tratamento de água da chuva para reuso, jardins verticais, hortas, sistemas de aquaponia, painéis solares e até mesmo um galinheiro.
A temperatura no interior da casa foi alterada por mudanças estruturais, diminuindo a necessidade do uso de ar condicionado. Amplos espaços verdes foram construídos do lado de fora. O número de dormitórios foi reduzido de 4 para 2, com ambientes mais amplos. E a garagem se transformou em uma horta com princípios da permacultura.
Uma tubulação foi instalada para conduzir a água da chuva a uma cisterna subterrânea, de onde ela sai para ser usada na lavanderia, banheiros e jardins.
O jardim que fica nos fundos da casa tem um sistema de aquaponia que otimiza o cultivo de hortaliças, uma área para compostagem, uma horta e um galinheiro.
Para finalizar o projeto, foram instalados um sistema termo solar para aquecimento de água e painéis fotovoltaicos para fornecimento de energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário