Designers chamam a atenção para a possibilidade de reaproveitamento e reciclagem de resíduo plástico
Com sete cores diferentes, 5 mil tijolos foram usados para construir um pavilhão temporário em Hong Kong, especialmente para o Festival de Outono realizado em 2019. Feitos de polietileno de alta densidade, o mesmo plástico usado em garrafas plásticas, a construção deu um destino diferente ao resíduo e chamou a atenção para a questão ambiental o uso e possibilidade de reaproveitamento do plástico.
O desenho usava a variação de cores e forma para reproduzir uma chama, sensação intensificada por luzes e efeitos sonoros usados durante a noite.
Projetado pela Daydreamers Design, o pavilhão remetia a uma lanterna gigante, de 18 metros de diâmetro e 6 metros de altura, sem a necessidade de estruturas de fundação. O design modular permitiu que toda a construção fosse realizada em apenas 12 dias.
Outro projeto da empresa, batizado de Rising Moon, também chamou a atenção para a questão do resíduo plástico usando garrafas pet em sua construção.
A lanterna foi escolhida por ser uma referência dos festivais de outono na região: as pessoas usam lanternas de vela com seus desejos escritos nas laterais, criando um ambiente iluminado por sonhos e boa energia, segundo a tradição.
Infelizmente, esta foi uma construção temporária, apenas para o festival e pôde ser admirada entre os dias 13 e 27 de setembro de 2019. Mas, serviu como um exemplo de como o plástico pode ser reaproveitado, reciclado e ter um destino diferente do que os aterros sanitários ou as águas dos oceanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário