Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

As 8 construções antigas mais impressionantes do mundo


Fonte: Artigo completo no Popular Mechanics.
Por Kamila (kamilaamorim.wordpress.com)
As pontes suspensa e os arranha-céus são maravilhas da engenharia moderna, mas algumas das construções mais impressionantes do mundo estão a milhares de anos atrás de nós. O Coliseu romano é uma dessas maravilhas, marcando um ponto de transição crucial entre duas eras de construção muito diferentes.
Para a nossa lista das 8 Construções Antigas mais impressionantes (pelo menos as que ainda estão em parte), usaremos o estádio icônico dos romanos como nosso ponto de partida e mergulharemos mais para trás no tempo para explorar a profundidade e amplitude da construção antes da comum era.

Coliseu de Roma

coliseu-de-romaRoma, 80 dC
Com 190 metros de comprimento e 156 metros de largura, o Coliseu em Roma era facilmente o maior anfiteatro ao redor, quando estava no seu auge, mas não foi construído em uma encosta para apoio como muitas outras grandes estruturas da época. Em vez disso, era um estádio totalmente independente com uma base de concreto e pedra que poderia fornecer assentos para 50 mil visitantes em múltiplas configurações e níveis de assentos. Além disso, os 80 arcos cobertos de toldo do Coliseu levam os visitantes a uma arena que foi tão bem projetada que poderia até ser inundada de água para suportar eventos aquáticos.

Muralha da China

muralha-da-chinaNorte da China, 210 aC
Ninguém quer que os bárbaros do norte entrem em sua terra. É por isso que o imperador chinês Qin Shi Huang encomendou o início do que é agora a Grande Muralha da China no século III aC. Composto por seções de paredes que cobrem cerca de 6.400 quilômetros - sem incluir mais de 2.400 quilômetros de barreiras naturais - a parede leste-oeste usa pedra, tijolo, madeira e terra para criar uma barreira física e psicológica. Grande parte da parede original não suportou a prova do tempo, mas a dinastia Ming, em 1300, começou a impulsionar a construção que fez da Grande Muralha a maravilha que é hoje.

Templo de Hera

templo-de-heraItália, 550 aC
Originalmente cercado por 40 colunas de pedra (originalmente madeira), o exterior do estilo dórico do Templo de Hera, de baixa inclinação, foi construído nas encostas do sul da colina de Kronos, com três câmaras internas distintas. As paredes interiores rompiam áreas de adoração para diferentes deuses gregos, salas que mais tarde se tornaram uma casa para algumas das antigas relíquias de Roma. O templo tem uma base de pedra calcária que corre de leste para oeste, mais do que larga. Os tijolos de barro, por sua vez, formam a parte superior com madeira e terracota, que decoram o interior do templo. Infelizmente, a maior parte foi destruída durante um terremoto no século IV dC.

Teatro de Marcelo

teatro-de-marceloRoma, 12 aC
O teatro de Marcelo tem um passado repleto de estrelas. Encomendado por Júlio César e mais tarde inaugurado por Augusto, a arquitetura do edifício em colunas tornou-se o modelo para inúmeros teatros e estádios seguintes. O Teatro de Marcelo era um espaço ao ar livre que poderia conter 20 mil espectadores e incluiu uma fachada semicircular de travertino, arcos, colunas dóricas e três níveis de assentos. O intrincado design incluiu escadas, rampas e até mesmo um cenário ao ar livre visto por trás do palco.

Ponte Fabrício

ponte-fabricioRoma, 62 aC
Ponte Fabrício, em latim Pons Fabricius, pode não ser a ponte mais antiga ainda em uso (acredita-se que seja a segunda mais antiga), mas talvez seja a mais impressionante. A partir da margem leste do rio Tíber até a Ilha do Tibí, no meio, Ponte Fabrício ajuda os pedestres a se dirigirem ao Teatro de Marcelo, detalhado acima. Com cerca de 62 metros de comprimento e  6 metros de largura, a ponte de arco de pedra exibe um pouco de design fantasioso em seus dois pilares de mármore. Construída com tufo e pedra de peperino (ambos uma mistura de cinzas vulcânicas), a ponte foi revestida com travertino e, graças a reparos, também há tijolos ali. A parte mais inteligente do projeto da ponte é um arco adicional no cais central que dá às águas altas uma via de fuga e alivia a pressão sobre a base forte. Isso é, sem dúvida, um grande fator do porque ele ainda hoje está em pé.

Aqueduto de Segóvia

aqueduto-de-segoviaSegovia, Espanha, 50 dC
São as coisas úteis que tendem a ser as melhores preservadas, e é por isso que o Aqueduto crucial de Segovia, na Espanha, é um dos melhores exemplos sobreviventes de um aqueduto antigo. Provavelmente, construído cerca de 50 dC, apenas algumas décadas antes do Coliseu, estava transportando água do rio Frio para a cidade espanhola de Segóvia até a década de 1900. Feito de 24 mil blocos de granito - e sem argamassa - cobre mais de oito quilômetros de paisagem ondulada. Com 165 arcos que atingem mais de 9 metros de altura, o aqueduto de dois andares foi construído com grande precisão.

Sanchi Stupa

Sanchi-StupaÍndia, 300 aC
A forma como esfera, circundada por uma abóbada, e conhecida como estupa é uma visão comum na arquitetura budista e Sanchi Stupa é talvez o mais famoso dos exemplos antigos. Uma das estruturas de pedra mais antigas da Índia, a cobertura estupa foi construída para proteger os restos de um Buda. Portas esculpidas, portas com esculturas de histórias, escadas adicionais e uma plataforma de nível superior foram adicionadas em centenas de anos desde a construção inicial do memorial em 300 aC.

Sechin Bajo

sechin-bajoPeru, 1.300 aC
A grande maioria das estruturas antigas mais imponentes do mundo são encontradas no hemisfério oriental, mas o Sechin Bajo do Peru não pode ser negligenciado. Um dos mais antigos sítios arqueológicos das Américas, a construção impressionante da civilização do vale foi aberta ao mundo em 2008, após a descoberta de uma área circular de tijolo de adobe e uma praça de pedra com mais de 9 metros de diâmetro. Isso, junto com um friso nas proximidades de quase 2 metros de altura, serviu como o primeiro olhar dos arqueólogos na área. Eventualmente foram descobertos edifícios adicionais com plataformas, praças circulares, recursos afundados, frisos, cemitérios e paredes com esculturas, muitos construídos com materiais pré-cerâmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário