Segundo os cientistas, é provável que muitas outras ilhas estejam sujeitas ao mesmo destino.
As ilhas tinham de um a cinco hectares e não eram habitadas por humanos.
Um estudo publicado recentemente na revista científica Environmental Research conclui que cinco ilhas do Pacífico já desapareceram devido ao aumento do nível dos oceanos. O trabalho científico é uma das únicas provas concretas que confirmam as teses de que o mar está subindo.
Todas as cinco pequenas ilhas que foram sugadas pelo oceano estão na região das Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico. De acordo com os pesquisadores, elas tinham de um a cinco hectares e não eram habitadas por humanos.
“Enquanto a perda das áreas costeiras tem sido muito comentada nas últimas décadas, a maioria dos estudos não apresentavam evidências específicas sobre a relação na perda das faixas de areia com o nível do mar”, diz a introdução do estudo, que tem como intuito, justamente, apresentar dados concretos que provem os perigos que o aquecimento global leva às cidades litorâneas.
É provável que muitas outras ilhas estejam sujeitas ao mesmo destino. Já que os estudos mais recentes estimam que o nível do mar pode subir o dobro do que se prevê até 2100, subindo até dois metros e deslocando comunidades em todo o mundo.
Os cientistas responsáveis pelo estudo estão focados em entender o que aconteceu com essas cinco ilhas do pacífico, para encontrar informações que ajudem outras comunidades a se prepararem para o que pode estar por vir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário