Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Agricultores mexicanos combatem seca com chuva sólida

Pelo site Engenharia é





Você pode não ter ouvido falar dele antes, mas o Solid Rain vem ajudando fazendeiros mexicanos a combater severas secas há mais de uma década. O pó milagroso é na verdade um polímero super absorvente que pode absorver água até 500 vezes seu tamanho original e mantê-lo no chão por até um ano.



A história de Solid Rain começou em 1970, quando o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos desenvolveu um produto super absorvente feito a partir de um tipo de amido. Nos Estados Unidos, tem sido usado principalmente em fraldas descartáveis, para ajudar a manter os bebês secos, mas um engenheiro químico mexicano viu este pó mágico como uma oportunidade para combater eficazmente a seca que assola seu país.
Sergio Rico Velasco desenvolveu e patenteou uma versão diferente de poliacrilato de potássio que poderia ser misturado com o solo e lentamente alimentar a água para as plantas durante um longo período de tempo. Sua empresa, Solid Rain, tem vendido o produto em silêncio aos agricultores mexicanos há mais de 10 anos.
Apenas 10 gramas de pó de chuva sólida pode absorver até um litro de água, tornando-se um gel translúcido espesso. A água não irá evaporar ou fluir para o solo, como o gel atua como um reservatório subterrâneo exclusivamente para as raízes das plantas. Segundo a empresa mexicana, a Solid Rain dura no solo por 8 a 10 anos, ainda mais se usar água pura.
Um estudo de amostra de um ano realizado pelo governo mexicano no estado semi-árido de Hidalgo revelou que as partes agrícolas que utilizaram Solid Rain mostraram um aumento de até 300 por cento no rendimento dos cultivos quando comparadas com os que não usaram o produto. Para o girassol, o rendimento foi de 3000 kg por hectare quando se usou a chuva sólida, em comparação com apenas 1000 kg em condições regulares. Para feijões, a diferença foi muito maior – 3000 kg em comparação com apenas 450 kg.

Solid Rain parece estar fazendo maravilhas no México afetado pela seca, então por que não se tornou um pedaço da agricultura em todo o mundo. Bem, isso é principalmente porque muitas pessoas ainda não sabem sobre ele. A empresa mexicana não investiu quase nada em marketing, confiando, em vez disso, em boca-a-boca entre os agricultores mexicanos. No entanto, após uma série de relatos da mídia sobre o seu pó milagroso, eles têm obtido pedidos de outros países secos como a Índia e a Austrália.




Edwin Gonzalez, vice-presidente da Solid Rain, também observa que seu produto é todo natural e não danifica o solo, mesmo que seja usado por vários anos. “Nosso produto não é tóxico”, disse ele à BBC.
Mesmo com estes resultados, a Dra. Linda Chalker Scott, da Universidade Estadual de Washington, afirma que o produto não é novo e que não há evidências científicas de que ele possa reter água por um ano ou por uma década.
Além disso, Chalker Scott diz que Solid Rain pode causar mais mal do que bem, em certas condições. “À medida que os géis começam a secar, absorvem a água circundante mais vigorosamente. Isso significa que eles começarão a tomar água diretamente das raízes das plantas”.
No entanto, o uso na vida real parece mostrar que Solid Rain é realmente tão eficaz quanto Velasco e Gonzalez alegam. Frank Torres, ex-agricultor de feijão verde no estado mexicano de Sinaloa, costumava confiar na Solid Rain, embora a seca não fosse uma questão tão grande, e afirma que a produção aumentou em 50%. “O nitrogênio não estava esfregando todas as vezes que regamos as plantas”, disse ele a Modern Farmer. “Todos os nutrientes foram absorvidos nas raízes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário