Powered By Blogger

sábado, 28 de janeiro de 2017

Um matemático diz que encontrou um sistema que poderia parar os tsunamis

Pelo site Engenharia é







Os tsunamis – que podem ser causados ​​por terremotos, deslizamentos de terra ou qualquer liberação súbita de energia subaquática – são capazes de devastar as regiões costeiras quando atingem a terra, e não há muito que possamos fazer para detê-los, até agora.
O matemático Usama Kadri da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, acha que as ondas de gravidade acústica (AGWs) poderiam ser a solução.
As ondas de gravidade acústica ocorrem naturalmente nos oceanos, cortando a água à velocidade do som, e Kadri diz que controlar essas ondas pode nos dar uma maneira de reduzir o impacto de um tsunami.
“Até agora, pouca atenção tem sido dada para tentar mitigar os tsunamis e o potencial das ondas de gravidade acústica permanece amplamente inexplorado”, diz Kadri.
AGWs pode se estender por centenas de quilômetros, e viajar milhares de metros, e pensa-se que o plâncton (que não pode nadar-se) estão nessas ondas para se deslocar e encontrar comida.


Kadri já sugeriu que esses AGWs poderiam atuar como sistemas de alerta precoce para tsunamis, pois eles freqüentemente precedem essas ondas maciças
De acordo com o matemático, o poder nestas ondas sonoras também é suficiente para diluir a força de um tsunami, por isso a maior parte de sua energia seria consumida antes de chegar à terra.
A hipótese é baseada em cálculos de como a energia pode ser transferida e dispersa debaixo de água, e baseia-se no trabalho previamente publicado por Kadri sobre a física destes AGWs. Agora, tudo o que precisamos é de um controle dessas ondas sonoras – algo que Kadri não cobriu em suas somas.
A melhor maneira de lidar com isso poderia ser de alguma forma aproveitar os AGWs criados naturalmente por tsunamis, Kadri diz. Essencialmente, precisamos descobrir como acionar uma parte da energia criada por um desastre natural na outra direção.
Por enquanto, os cálculos de Kadri são apenas uma prova de conceito, mas se conseguirmos que a idéia funcione, há o potencial de salvar muitas vidas e diminuir o risco de caos em larga escala.
Considere o terremoto e tsunami do Oceano Índico de 2004, por exemplo, que foi estimado responsável pela morte de mais de 200.000 pessoas, além de danos generalizados às comunidades locais e aos ecossistemas.
Pode demorar um pouco até que tenhamos estações anti-tsunami espalhadas pela costa, mas essa pesquisa sugere que elas poderiam ser praticáveis ​​e potencialmente ajustadas para cada incidente.
“Poderíamos adaptar os mecanismos aqui apresentados para explicar outros processos geofísicos violentos no oceano, como deslizamentos de terra, erupções vulcânicas, explosões submarinas e meteoritos em queda”, explica Kadri.
“Embora as escalas envolvidas possam diferir em cada processo, os processos físicos subjacentes envolvidos são semelhantes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário