Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

NASA indica 5 plantas para purificar o ar da casa

Pelo site Pensamentoverde


O ar possui diversos gases poluentes que interferem diretamente em sua qualidade e também na saúde das pessoas.




Pesquisador indica ter uma variedade de plantas, já que algumas são melhores que outras para eliminar substâncias químicas específicas do ar.
Quem vive em grandes cidades sofre com a (má) qualidade do ar no dia a dia. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, não é raro encontrar casos de pessoas com problemas respiratórios, como asma ou bronquite. A poluição de indústrias e carros influencia diretamente em um ar mais seco e com gases prejudiciais à saúde humana… A situação piora ainda mais em dias quentes.
Para melhorar a situação, a agência espacial norte-americana (NASA) tem um estudo detalhado com cinco plantas que purificam o ar da casa. A pesquisa iniciada em 1989 considerou as principais características das plantas, a facilidade de encontrá-las e também como reagem em contato com os poluentes presentes no ar, como xileno, benzeno, tricloroetileno, amoníaco e formaldeído.
“É importante ter variedade de plantas em casa, já que algumas são melhores que outras para eliminar substâncias químicas específicas do ar”, afirmou Bill Wolverton, autor do estudo e que hoje é diretor da ONG Wolverton Environmental Services.
Além de garantirem mais beleza e cores para qualquer casa ou apartamento, as plantas também desempenham um papel muito importante para melhorar o ar que respiramos em nossos lares. Segundo a NASA, estas são as cinco plantas para purificar o ar da casa:

Jiboia (Epipremnum aureum):

Facilmente encontrada em todo o Brasil, a jiboia é uma planta muito resistente, fibrosa e com grande capacidade de sobrevivência, tanto é que não é preciso ter cuidados especiais no dia a dia. Ideal é mantê-la em ambientes com temperatura entre 17ºC e 30ºC e regar somente quando a terra estiver bem seca. Absorve: benzeno, formaleído e xileno.

Lírio da paz (Spathiphyllum):

Entre as principais características da planta, a longevidade certamente chama a atenção. O lírio da paz deve ficar em locais com temperatura superior a 18ºC e por onde não passe correntes de ar. Sobrevive com pouca água e luz, sendo eficaz para absorção de todos os gases poluentes apontados pela NASA.

Palmeira-dama (Raphis excels):

Podendo chegar a medir até três metros, a palmeira-dama (também conhecida como palmeira-ráfis) deve ser cultivada em ambientes com temperatura mediana e onde não há contato com a luz direta. Segundo a NASA, esta espécie consegue purificar o ar através da absorção de amoníaco, formaleído e amoníaco.

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata):

Muito utilizada na decoração de interiores em lojas e escritórios, a Espada-de-São-Jorge é de origem africana e consegue sobreviver em climas extremos, como acima de 40ºC e abaixo de 5ºC. Eficaz para purificar o ar contra tricloroetileno, benzeno, formaldeído, xileno e o tolueno.

Árvore-da-borracha (Ficus elastica):

Além de purificar o ar, a planta também favorece a umidificação do ambiente, isso porque é uma espécie com alto índice de transpiração. A árvore-de-borracha é resistente e com crescimento acelerado, sendo muito eficaz na absorção de benzeno, toluene, tricloroetileno, xileno e formaldeído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário