Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Silício pode ser "elemento perdido" do núcleo da Terra

Com informações da BBC 




Silício pode ser
Outro estudo recente mostrou que pode haver um rio de ferro fundido circulando abaixo do Polo Norte.[Imagem: ESA/AOES]









Ligas de silício
Pesquisadores japoneses acreditam ter demonstrado finalmente qual é o elemento químico que compõe grande parte do núcleo da Terra, juntamente com o ferro e o níquel.
Eles vêm procurando esse elemento há décadas, já que apenas o ferro e o níquel não conseguem explicar o comportamento do núcleo do planeta.
Agora, ao recriar as altas temperaturas e pressões encontradas nas profundezas do planeta, experimentos sugerem que o candidato mais provável é o silício.
Os resultados não surpreendem, já que o silício é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, respondendo por mais de 28% de sua massa. Mas parece que ele é importante lá no fundo também.
O elemento é de grande utilidade na fabricação de semicondutores e de componentes de máquinas e motores, e na produção de silicone.
"Cerca de 5% do peso (do núcleo interno da Terra) pode ser silício dissolvido em ligas metálicas de ferro-níquel", explicou Eiji Ohtani, da Universidade de Tohoku.
Dados sísmicos
Os cientistas acreditam que a estrutura mais interna da Terra é uma bola sólida com um raio de 1,2 mil quilômetros. Essa parte é principalmente composta de ferro, que corresponde a 85% de seu peso, e níquel, que responde por outros 10%. Somando esses dois elementos, sobram ainda 5% restantes.
Como é impossível acessar diretamente essa região, os cientistas estudam como as ondas sísmicas a atravessam para determinar sua composição.
Para conduzir o experimento, Eiji Ohtani e sua equipe criaram ligas metálicas de ferro e níquel e as misturaram com silício. Eles, então, submeteram esses materiais a imensas pressões e temperaturas, similares às que existem no interior da Terra.

Essa mistura correspondeu àquela observada nas profundezas do planeta a partir de dados sísmicos. Ohtani afirmou que mais pesquisas são necessárias para confirmar a existência de silício e descartar a de outros elementos, como o oxigênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário