Pelo site Homify
Hoje vamos mostrar-lhe um exemplo de uma obra arquitetônica de excelência.
O terreno localiza-se no interior de um condomínio fechado na cidade de Brasília, estando no entanto fora do contexto urbano da cidade. Os arquitetos tomaram a opção de ocupar o terreno quase integralmente de modo a satisfazer uma das vontades do cliente, que era precisamente uma habitação uni-familiar com um piso apenas. Procurou-se ressaltar as diferenças entre os principais materiais de construção com o objectivo de criar um volume harmonioso e dinâmico, contrariando assim o conceito de volume monolítico. Segundo os arquitetos, é precisamente através da composição que a expressão arquitetônica se revela e manifesta.
Resta-nos apenas referir que as imagens que iremos de seguida observar são da autoria da fotógrafa profissional Joana França e o projeto pertence ao atelier Bloco Arquitetos.
Fachada discreta
Uma das premissas do projeto foi precisamente a exploração das vistas da casa sobre a paisagem procedendo-se ainda à criação de um pátio central, em torno do qual se distribui o programa funcional e habitacional.
A fachada é discreta e possui uma configuração volumétrica na qual os elementos arquitetônicos flutuam criando assim uma grande sensação de leveza.
Entrada moderna
A entrada é efetuada através desta fachada e aqui é possível vermos como os materiais se conjugam na perfeição e criam uma composição harmoniosa e moderna.
A perspectiva atravessa os espaços da habitação criando assim uma continuidade visual que se estende ao longo do espaço de percurso, que encaminha o visitante para o jardim e para o interior da casa.
As vigas de concreto da cobertura são aparentes ao redor de todo o exterior da habitação caracterizando assim a composição geral.
Um jardim surpreendente
Estamos agora no pátio/jardim da habitação, onde uma maravilhosa piscina faz as delícias dos seus habitantes. O jardim encontra-se cuidadosamente delineado por uma parede de tijolos maciços cuja principal função é a de vedar e delimitar o espaço, não possuindo esta qualquer estrutura ou instalação embutida.
Interiores perfeitos
Os ambientes sociais foram organizados de uma forma contínua que acompanha um jardim central sem cobertura. A luz natural toma assim conta deste espaço conferindo-lhe características atmosféricas únicas e particulares.
Sobre os espaços sociais, a cobertura é forrada com madeira natural sendo esta uma superfície estruturada internamente com vigas de madeira e aço.
Pátio
As áreas sociais da casa abrem-se diretamente para o pátio enquanto que os quartos abrem-se num sentido contrário para as fachadas laterais do terreno no qual a habitação foi implantada. Esta solução arquitetônica cria uma grande privacidade interior ao mesmo tempo que possibilita a conformação de um pequeno jardim para o qual as janelas se abrem.
Espaços sociais
Os espaços sociais organizam-se na mesma área, distribuindo-se e organizando-se com o auxílio do mobiliário adequado. As paredes de alvenaria pintada de branco possuem uma função específica que é precisamente a de embutir instalações e parte da estrutura de concreto, além de delimitarem ainda os espaços secundários da casa como por exemplo a garagem.
Corredor
É através deste corredor interior que se efetuam os momentos de transição entre divisões da casa. Neste local, parte dos tijolos maciços foram substituídos por tijolos de vidro desenhados e concebidos pelos arquitetos, especialmente para esta obra. Estes tijolos não só permitem a entrada da luz natural no interior do edifício, como também criam pequenos pontos de enquadramento visual para o pátio. Estes tijolos de vidro foram confeccionados através da colagem de várias lâminas de vidro transparente.
Cozinha moderna
À semelhança dos restantes espaços que já observamos também a cozinha é uma divisão moderna e funcional com detalhes verdadeiramente únicos. O mobiliário em madeira conforma uma atmosfera acolhedora e confortável.
Relação com o exterior
A casa possui uma relação constante com o ambiente exterior quer seja através do pátio ou através de grandes janelas que possibilitam a entrada de luz e ventilação natural. Nesta imagem é possível vermos como este espaço exterior apesar de pequeno, foi aproveitado para criar uma área de lazer com uma rede perfeita para relaxar.
Ao cair da noite
À medida que a noite cai e a luz natural começa gradualmente a desaparecer torna-se necessário recorrer a outros métodos artificiais de iluminação. É aqui que o papel da cobertura se torna verdadeiramente fundamental na medida em que este agrega todas as instalações e sistemas de iluminação, ventilação etc. As vigas de madeira que aqui observamos fixam o sistema de iluminação indirecta que pinta o espaço com os seus tons quentes e suaves.
Refeições com sabor
Terminamos com uma perspectiva da zona da sala-de-jantar que se abre para a cozinha e para os restantes espaços sociais da habitação. Esta mesa é ideal para uma família grande ou mesmo para receber amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário