Pelo site Engenharia é
Humanos e robôs já vem trabalhando juntos há algum tempo, mas será que sempre seremos capazes de trabalhar lado a lado com nossos colegas de trabalho eletrônicos?
Nosso medo constante de ter nossos trabalhos ocupados por robôs são aqueles que foram perpetuados por filmes, mas também pela realidade. É difícil sentir-se seguro quando há constante robótica e inovação tecnológica estão acontecendo bem ao lado. À medida que procuramos determinar se os seres humanos podem e trabalharão com eles em harmonia, primeiro teremos que determinar o que isso significa.
Os seres humanos e os robôs que trabalham junto em harmonia tipicamente sugeririam um sentimento mútuo um ao outro. Em outras palavras, os trabalhadores humanos têm de estar felizes com o robô os ajudando e não temendo que ele vai roubar o seu trabalho. Por outro lado, o robô tem que se beneficiar ou “sentir” ajudado pelo trabalhador humano. Não que os robôs tenham sentimentos, ainda, mas sim que precisa haver um respeito mútuo de ambos, tanto quanto pode haver. Agora que entendemos a tese que queremos examinar, vamos mais a fundo.
Humanos e robôs já trabalham juntos em todo o mundo, e todo mundo parece estar bastante feliz com isso. Por exemplo, na fábrica de Ford de acordo com New Atlas, os seres humanos e os robôs estão trocando empregos e treinando uns aos outros. Isso soa como harmonia para mim. Caro leitor do Engenharia é:, pra você também?
Algo me diz que você não ficará satisfeito com isso. Quero dizer, todos sabemos que os robôs trabalham em fábricas com outros trabalhadores da fábrica – mas isso é realmente harmonia? E se for, essa harmonia continuará?
Estas são as perguntas reais que precisamos responder e elas são um pouco mais difíceis. Em particular, quando a inteligência artificial – IA entra em cena, parece que todos ficamos um pouco assustados. A IA já está trabalhando para nós, existem sistemas de IA que podem atuar como seu assistente pessoal e agendar até reuniões. Existem sistemas de IA que podem escrever artigos de notícias chatas sobre assuntos que ninguém quer escrever. Assim, apesar de algumas pessoas, acho que podemos afirmar que estamos felizes em ter robôs na força de trabalho.
A BBC explora em profundidade os fatores que precisam ser considerados se esperamos que os seres humanos vivam sempre em harmonia com os robôs. Fatores como a estrutura facial, tipo de corpo, etc. Todos os fatores que, como seres humanos, consideramos um grande negócio em se dar bem com alguém – ou viver em harmonia.
Agora, os robôs estão fazendo trabalhos que, de outra forma, não são seguros ou laboriosos para os seres humanos. Isso significa que a maior parte dos seres humanos e robôs estão vivendo em harmonia. Os esforços da Siemens para criar a próxima geração de robôs de trabalho se concentram todos na premissa de seres humanos e robôs trabalhando em harmonia.
Eu quero sugerir uma coisa que será o auge em nossa compreensão da futura harmonia humano-robô. Nenhum humano ou seres humanos jamais sacrificarão a raça humana em favor dos robôs. Você pode pensar que eu estou errado, mas esta premissa é a natureza básica humana.
Claro, o controle do robô pode acontecer acidentalmente, mas é por isso que nós, como engenheiros, precisamos ser espertos para evitar isso. No entanto, nenhum líder que queira ser eleito pelos humanos, jamais permitirá que robôs destruam economias e tomem postos de trabalho sem fim em detrimento do trabalho humano. Ou a vida humana será subsidiada através de trabalhadores da IA, ou os empregos humanos mudarão e nós sempre permaneceremos na força de trabalho.
Eu sugiro isto a você como uma opinião e claro, reflexão. Os seres humanos podem e vão e continuarão a viver em harmonia com os robôs. Esse é o nosso principal objetivo à medida que os criamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário