Muitos países ao redor do mundo usam padrões diferentes na distribuição de energia elétrica para seus consumidores. Os EUA, por exemplo, utiliza 110V 60Hz AC, enquanto que a Índia utiliza 230V 50Hz AC. Estas diferenças podem não parecer um grande negócio, mas elas foram vilãs em uma briga entre Tesla e Edison.
Corrente Contínua foi uma “invenção” de Edison (ou de um de seus trabalhadores), mas não era uma boa alternativa para longas distâncias. Tesla, por outro lado criou a Corrente Alternada que é ótima para transmissão em longa distância. Na época da primeira rede elétrica amplamente disponível, a energia foi usada principalmente para residências, que usavam lâmpadas que na qual funcionaram melhor entre 100 e 110 volts.
Antes que alguém pergunte qual foi melhor, AC ou DC, Tesla e Edison lutaram as suas divergências através experimentos intensos. Eventualmente, a corrente AC ganhou, e a Westinghouse Electric nos EUA adotou o padrão 110V 60 Hz AC. Como esta se tornou o padrão americano, companhias de energia europeias decidiram arbitrariamente operar a 50 Hz e levar a tensão até 240V, de modo a melhorar a eficiência da distribuição. Assim, a maioria dos países europeus adotaram 240V 50Hz AC como padrão, o que eventualmente se espalhou para partes da Índia e da Ásia.
Não há realmente uma razão técnica pela qual muitos países têm diferentes redes elétricas, mas os fatos são baseados em monopólios e acordos comerciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário