Powered By Blogger

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Instalação de painéis solares em Curitiba recebe destaque internacional

Pelo site Engenharia É


Oprograma de energia limpa e renovável de Curitiba, o Curitiba Mais Energia, ganhou destaque como estudo de caso de sustentabilidade. As informações são relativas aos projetos de implantação de energia solar em telhados públicos, que recebem suporte do C40 Cities Finance Facility.
Os dados estão na Urban Sustainability Exchange, iniciativa da rede Metropolis e da cidade de Berlin, na Alemanha.
“Curitiba serve de exemplo para cidades do Brasil e América Latina quando o assunto é implantar energia limpa e barata enquanto reduz a dependência do consumo da rede elétrica tradicional”, destaca a publicação.
O projeto selecionado pelo C40 entre os de outras 120 cidades do mundo, recebe recursos na ordem de US$ 1 milhão para estruturação. Para agora, o suporte é para a implantação de usinas fotovoltaicas no bairro Caximba, no antigo aterro sanitário, na Rodoviária de Curitiba e nos terminais de ônibus do Pinheirinho, Santa Cândida e também Boqueirão.
“Quero mostrar ao Brasil e ao mundo que é possível, sim, viver do sol e que Curitiba tem uma condição peculiar para isso”, afirmou o prefeito Rafael Greca, em reunião com o diretor de Projetos da Cities Finance Facility, Günther Wehenpohl.
O encontro aconteceu após visitas técnicas da equipe envolvida no projeto – pela Prefeitura e também pelo C40. Na avaliação de Wehenpohl, os projetos de Curitiba são viáveis.
O programa Curitiba Mais Energia também abrange a usina de geração fotovoltaica no Palácio 29 de Março, em operação desde o dia 5 de junho de 2019, financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética da Copel, fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel.
Ainda faz parte do programa a Central Geradora Hidrelétrica no Parque Barigui, doação da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas, a Abrapch, que por sua vez já se encontra em pleno funcionamento.
Participam do desenvolvimento do projeto o Ippuc, a Urbs, a Secretaria Municipal de Finanças, a Secretaria de Planejamento e Administração e a Procuradoria Geral do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário