Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Pequeno gerador pode acender 100 lâmpadas LED com uma única gota de chuva

Pelo site Engenharia É

Um grupo de cientistas projetou um gerador de eletricidade minúsculo, mas altamente eficiente, que pode gerar energia suficiente para acender 100 lâmpadas de LED com uma única gota de torneira, chuva ou água do mar.

Com as atuais crises ambientais, a energia renovável com energia solar, eólica e hídrica é mais importante do que nunca. Atualmente, dependemos da chuva que cai em grandes altitudes e da coleta nos rios para atingir massas grandes o suficiente para tornar a colheita de turbinas eficiente. Enquanto 70% da superfície da Terra é coberta por água, a energia cinética de baixa frequência contida nela não é convertida eficientemente em energia elétrica devido a limitações tecnológicas.
No entanto, este novo estudo mostra que podemos usar diretamente a energia das gotas em queda. Os cientistas demonstraram a potência potencial do gerador pingando gotas de água em um filme de politetrafluoretileno sobre um substrato de óxido de índio e estanho. A água se espalha pelo filme e conecta os eletrodos de alumínio. É isso que faz com que as cargas acumuladas no filme fluam como eletricidade.

O professor Wang Zuankai, que é um dos líderes, afirma: “Nossa pesquisa mostra que uma gota de 100 microlitros (1 microlito = milionésimo de litro) de água liberada a uma altura de 15 cm (6 polegadas) pode gerar uma voltagem de acima de 140V. ”
A estrutura do mecanismo é como um transistor de efeito de campo (FET), que permite alta eficiência na conversão de energia. Dessa forma, a densidade de potência é aumentada do que seus pares sem a estrutura.
A melhor parte é que os cientistas calcularam que estão convertendo 2,2% da energia cinética de cada gota em eletricidade. Isso significa que essa nova melhoria pode ser a ponta do iceberg.
Wang reforça sua afirmação dizendo que a nova tecnologia pode ser aplicada em diferentes superfícies onde o líquido atinge o sólido. Isso significa que a superfície de balsas, guarda-chuvas e até garrafas de água pode ser usada para utilizar a energia cinética de baixa frequência na água.
A tecnologia tem obstáculos a serem superados, como a corrosão do eletrodo, no entanto, Wang espera que dentro de cinco anos a tecnologia vá além dos laboratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário