Powered By Blogger

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Um poço geotérmico nas montanhas da Toscana pode fornecer energia limpa ilimitada

Pelo site Engenharia É




Parece que as Montanhas Apeninas da Toscana poderiam fornecer um poço geotérmico que produza energia limpa ilimitada, de acordo com publicação da Wired. O poço é chamado Venelle-2, mas como todos os poços geotérmicos, existe o risco de um terremoto se você perfurar depois ponto horizonte k.
De fato, o poço foi perfurado até esse limite, mas passar por isso sobrecarregou o equipamento. No entanto, um novo artigo publicado no Journal of Geophysical Research está mostrando que o poço pode ser perfurado com segurança além desse ponto sem nenhuma atividade sísmica comprometedora.Perfuração segura
Riccardo Minetto, pesquisador da Universidade de Genebra e co-autor do estudo, disse à Wired que Venelle-2 mostra que “também existem muitos casos positivos de poços perfurados para fins geotérmicos”. Ir mais fundo significaria acessar fluidos supercríticos, minerais água rica que possui as características de um líquido e de um gás, e é aí que reside a verdadeira energia ilimitada.
No entanto, apesar do estudo, não se deve proceder sem cautela. Minetto diz que futuras tentativas de perfuração de fluidos supercríticos “podem induzir eventos sísmicos maiores”.
Tanto um terremoto na Coréia do Sul no ano passado como há alguns anos antes em Basileia, na Suíça, foram ligados a poços geotérmicos. Mas isso se aplica a fluidos supercríticos? Eles têm mais riscos de terremotos do que os poços geotérmicos tradicionais? Minetto disse que “ainda há muitas incógnitas sobre fluidos supercríticos para dar uma resposta adequada”.
Um problema de relações públicas
Mesmo sem os riscos do terremoto, no entanto, a energia geotérmica está lutando para atrair investidores e isso pode ser um problema de relações públicas. “A geotérmica sofre de um problema de marketing”, disse Wired Jeffrey Bielicki, líder do Laboratório de Pesquisa em Sustentabilidade Energética da Universidade Estadual de Ohio. “Embora tenha muitas características benéficas, quando as pessoas dizem “energia renovável”, geralmente se referem a energia eólica e solar.”
Poderíamos estar negligenciando uma fonte crucial de energia limpa e ilimitada? Nesse caso, talvez seja hora de reconsiderar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário