Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Mulher cega joga videogame graças ao implante que entra diretamente no cérebro

Pelo site Engenharia É





Ese a cegueira pudesse ser curada por um implante que contorna a retina e entra diretamente no cérebro? Este é o sistema que Eduardo Fernandez, diretor de neuroengenharia da Universidade de Miguel Hernandez desenvolveu, de acordo com o MIT Technology Review.


Uma tecnologia promissora
A nova tecnologia inovadora foi testada em Bernardeta Gómez, que sofre de neuropatia óptica tóxica e está cega há 15 anos. Ela foi capaz de reconhecer luzes, letras, formas, pessoas e até jogar videogame.

A tecnologia de Fernandez é nova. Gómez é a primeira a testá-la. Sua abordagem é promissora porque ignora os olhos e os nervos ópticos.
Pesquisas anteriores tentaram corrigir a cegueira criando um olho ou retina artificial, e funcionou. No entanto, houve um problema.
A maioria das pessoas cegas não precisa de um olho artificial, pois seu dano está no sistema nervoso que conecta a retina à parte posterior do cérebro. É aqui que se lançando diretamente no cérebro se torna muito útil.
Atingir esse objetivo pode parecer absurdo, mas os princípios subjacentes à abordagem de Fernandez têm sido usados em implantes humano-eletrônicos há anos.
“No momento”, disse Fernandez à MIT Technology Review, “temos muitos dispositivos elétricos interagindo com o corpo humano. Um deles é o marcapasso. E no sistema sensorial, temos o implante coclear.”
Agora, Fernandez espera testar o sistema em mais pessoas. “Bernadete foi nossa primeira paciente, mas nos próximos anos instalaremos implantes em mais cinco pessoas cegas”, disse Fernandez. “Fizemos experimentos semelhantes em animais, mas um gato ou um macaco não pode explicar o que está vendo”.
A tecnologia vem com complicações. É necessária cirurgia para instalar o sistema, o que é sempre arriscado, e depois uma para removê-la, pois não foi aprovada para uso mais prolongado. Ainda assim, para a grande maioria dos deficientes visuais, os riscos valem o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário