AIndian Space Research Organization lançou 104 satélites no espaço com seu foguete PSLV – mais do que qualquer outro veículo de lançamento no planeta.
Antes desta missão, o veículo de lançamento de satélites Polar colocou 122 satélites em órbita ao longo dos últimos 23 anos. Sua maior carga útil anterior incluía 20 satélites em junho de 2016.
Desta vez, o PSLV decolou do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, na Índia. Sua carga útil incluía 88 satélites, chamados Doves, da empresa americana Planet; Eles são projetados para capturar imagens de alta resolução da Terra. As sondas recém-lançadas agora compõem a maior frota de satélites da história humana.
Entre os outros satélites do PSLV estavam o satélite Cartosat-2 da Índia, que é capaz de captar imagens de alta resolução e é destinado ao Paquistão e China.
Com isso, a ISRO tirou a coroa da agência espacial russa, conhecida como Roscosmos State Corporation. Ele fixou o recorde para a maioria dos satélites lançados em junho de 2014, quando seu foguete Dnepr carregou um cluster de 37 satélites em órbita.
Embora o lançamento desse foguete seja monumental para a Índia, o ISRO manteve as coisas um tanto discretas enquanto anuncia o sucesso de sua missão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário