Aenergia renovável produzida a partir do vento tem recebido muita atenção e apoio nos últimos anos, mas muitas vezes é criticada por sua baixa produção e falta de confiabilidade. Mas agora uma turbina de vento super poderosa está entrando na indústria de energia renovável. É a MagLev turbina eólica, que foi revelada pela primeira vez no Wind Power Asia exposição em Pequim, é esperado levar a tecnologia de energia eólica para o próximo nível com levitação magnética.
A levitação magnética é um sistema extremamente eficiente para a energia eólica. Veja como funciona: as pás orientadas verticalmente da turbina eólica estão suspensas no ar acima da base da máquina, substituindo a necessidade de rolamentos de esferas. A turbina usa ímãs portanto, não requer electricidade para funcionar. O sistema de ímanes permanentes emprega imãs de neodímio e não há perda de energia por fricção. Isso também ajuda a reduzir os custos de manutenção e aumenta a vida útil do gerador.
As turbinas eólicas Maglev têm várias vantagens sobre as turbinas eólicas convencionais. Por exemplo, elas são capazes de usar ventos com velocidades iniciais tão baixas quanto 1,5 metros por segundo (m/s). Além disso, elas poderiam operar em ventos superiores a 40 m/s. Atualmente, as maiores turbinas eólicas convencionais do mundo produzem apenas cinco megawatts de energia. No entanto, uma grande turbina eólica magnética poderia gerar um gigawatt de energia limpa, o suficiente para fornecer energia a 750 mil casas. Também aumentaria a capacidade de geração em 20% em relação às turbinas eólicas convencionais e reduziria os custos operacionais em 50%. Se isso não for suficiente, as turbinas eólicas maglev estará operacional por cerca de 500 anos!
A construção começou no maior local de produção de turbinas eólicas do mundo, no centro da China, em 5 de novembro de 2007. A Zhongke Hengyuan Energy Technology investiu 400 milhões de yuans na construção desta usina. Nos Estados Unidos, será a MagLev Wind Turbine Technologies, com sede no Arizona, que estará fabricando essas turbinas. Dirigido pelo pesquisador Ren Mazur, a empresa afirma que será capaz de entregar energia limpa para menos de um centavo por quilowatt-hora com esta nova tecnologia. Ele também aponta que a construção de uma única turbina gigante gigante reduziria os custos de construção e manutenção e exigiria muito menos terra do que centenas de turbinas convencionais. O custo estimado da construção dessa estrutura colossal é de US $ 53 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário