O material reaproveitado barateou a obra, sem deixar de lado a beleza.
O segundo andar ganhou jardins nas laterais, aumentando a área útil disponível para os moradores.
O arquiteto irlandês Patrick Bradley encontrou nos contêineres uma solução econômica para construir a sua própria casa na fazenda. O material reaproveitado barateou a obra, sem deixar de lado a beleza de um grande projeto arquitetônico.
Conforme explicado por Bradley ao site Dezeen, a ideia inicial era construir com as técnicas tradicionais. Mas, com o orçamento reduzido, ele se viu obrigado a pensar em opções alternativas e econômicas. Os contêineres foram a solução. “Eu não mudei a ideia ou a estética do design, mas eu tive que optar por uma alternativa mais acessível”, informou.
O projeto conta com dois contêineres dispostos perpendicularmente em dois andares. Eles foram instalados em um ambiente natural e repleto de rochas. Esses fatores fizeram com que o arquiteto tivesse atenção especial com a estética externa, a fim de manter a casa em harmonia com a paisagem ao seu entorno.
A parte superior foi envolta em folhas de metal expandido cinza, enquanto o andar inferior foi revestido com painéis de aço Corten pré-oxidados. Segundo Bradley, esses são materiais comuns à região e constantemente utilizados nas construções rurais locais. A cor também manteve uma harmonia especial entre a residência e as pedras e árvores do entorno.
Por ter os contêineres dispostos em formato de cruz, o segundo andar ganhou jardins nas laterais, aumentando a área útil disponível para os moradores. Além disso, os contêineres ganharam grandes aberturas que maximizam a entrada da luminosidade natural e passaram por tratamentos para isolamento térmico e impermeável, para evitar o acúmulo de água e ferrugem.
Internamente o ambiente é clean, porém com muito design e vista para a natureza.
A residência está localizada em Marghera, na Irlanda do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário