Powered By Blogger

domingo, 25 de junho de 2017

Estudante de 15 anos inventa sonda de US$12 que produz energia à partir de correntes oceânicas

Pelo site Engenharia é





Hannah Herbst, uma adolescente de 15 anos de idade, teve que desenvolver um projeto baseado em um intercâmbio cultural com outro estudante de 9 anos da Etiópia. Onde o objetivo seria entender as dificuldades de sua colega e construir algo que pudesse ajuda-la de forma econômica.
A estudante da Flórida levou seu projeto escolar muito à sério e construiu uma invenção simples, porém bastante impressionante para produzir energia a partir de correntes oceânicas.
“Eu descobri que ela está vivendo em uma situação de pobreza energética, e ela não tem acesso a coisas que são normais pra mim todos os dias”, explica Herbst justificando sua motivação. “Então um dia eu estava passeando de barco com a minha família e nosso barco estava sendo empurrado de uma lado pro outro pela forte correnteza. Eu pensei, por que não usar esse poder? ”
Percebendo o potencial de sua idéia, Herbst se inscreveu no desafio para jovens cientistas 2015 Discovery Education 3M e trabalhou com um cientista da 3M para ajudar no conceito e design de seu projeto. O resultado final ganhou o prêmio de 1º lugar da competição.
O protótipo consiste em uma hélice produzida em impressora 3D ligada à um gerador hidroelétrico que permite que as ondas movam as hélices e forneçam energia para o gerador. O projeto de Herbst promove a sustentabilidade através da utilização de energia natural, e também pelo preço acessível que custa apenas US $ 12.
O protótipo simples não é robusto o suficiente para abastecer uma casa, mas seu projeto construído à partir de peças recicladas pode fornecer a energia necessária para mover uma pequena máquina de dessalinização, filtrando a água do oceano e transformando em água potável.
A estudante planeja disponibilizar a patente aberta, com o objetivo de que todos possa ter acesso à invenção que possui peças  relativamente simples. Um projeto que começou com um intercâmbio cultural entre dois jovens de realidades diferentes, terminou com um movimento potencial para produzir eletricidade mais acessível a todos ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário