Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana | Ecotelhado

Pelo site Archi daily




O Sistema Integrado é um tratamento biológico de efluentes domésticos, que visa possibilitar a reutilização da água para fins não potáveis, evitando o desperdício diário de água própria para uso. Ele é composto três principais elementos
1. VermifiltroResponsável por reter a matéria orgânica, possui camadas filtrantes compostas por uma grelha de pavimento natural e uma membrana de fibra PC. Essas camadas abrigam minhocas, que transformam resíduos em matéria orgânica, que poderão ser usados posteriormente como adubo.

Vermifiltro®
Vermifiltro

2. Torre verdeDispositivo que recebe o efluente líquido que sai do Vermifiltro. Composto principalmente de carvão vegetal, que serve para percolação da água antes de ir para o Ecotelhado.
Torre Verde Vegetada
Torre Verde Vegetada

3. Ecotelhado/Wetland  

Seu principal elemento é o Cone de Ecodreno, que proporciona uma lamina de água abaixo das plantas, onde as raízes e bactérias fazem o tratamento da água, cada cone possui 18 cm de altura, podendo conectar dois para formar uma lamina de água maior.
Ecotelhado Wetland
O Vermifiltro cilíndrico, grelha de pavimento natural e cone de Ecodreno são produzidos em material reciclado. 
Especificações técnicas
1.  Vermifiltro
- Para residências até 15 pessoas é utilizado Vermifiltro cilíndrico, suas dimensões aproximadas são: Diâmetro 1,5m e Altura 1,5m.   - Para volumes maiores é dimensionado o tamanho necessário, ele deverá ser projetado conforme especificação podendo ser em alvenaria ou concreto.
2. Torre verde
Sua altura e diâmetro variam conforme projeto.
3. Ecotelhado/Wetland
Ambos os materiais como Vermifiltro cilíndrico, grelha de pavimento natural e cone de Ecodreno são produzidas em material reciclado.

As dimensões dos elementos do sistema variam conforme projeto, visto que cada edificação tem um volume diferente de efluentes gerados.
Wetland instalada
Wetland instalada
Sobre o processo do SistemaSistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana funciona da seguinte forma: o esgoto doméstico, papel higiênico resíduos orgânicos e águas cinzas são coletados e enviados para tratamento no Vermifiltro, um reator biológico composto de minhocas e micro-organismos onde as impurezas são digeridas sem gerar odor.Vermifiltro retém o material sólido, funcionando também como um filtro. O efluente líquido vai para a torre verde, onde a água percola, fornecendo oxigênio ao efluente pré-tratado antes de chegar ao Ecotelhado/Wetland.
Ecotelhado/Wetland pode ser instalado tanto em laje plana quanto no nível do solo, dependendo do volume de efluente a ser tratado e área disponível. Nesta fase do sistema, as plantas e bactérias alocadas em suas raízes fazem o tratamento secundário da água.Para reutilizar a água tratada nos vasos sanitários aconselhamos um sistema terciário de filtragem e cloração, conforme recomenda a NBR 13969.
Corte explicativo do Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana Corte explicativo do Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana

Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana além de ser ecologicamente sustentável, também é economicamente vantajoso. O investimento no sistema tem retorno em uma média de 2 a 3 anos devido a dois fatores: a economia de água potável gerada pela reutilização da água; e a economia de energia em climatização, devido ao conforto térmico propiciado pela utilização do Ecotelhado e da Ecoparede.
E mesmo que a opção seja apenas a substituição de uma fossa séptica, o Vermifiltro dispensa a retirada de lodo e evita que a matéria orgânica com poluentes vá para rede pública.
Vantagens e característicasSistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana permite a utilização das tecnologias verdes (como o telhado verde e jardim vertical) sem a necessidade de desperdiçar água potável para irrigação.O Sistema devolve a sustentabilidade para essas tecnologias, que além de possibilitar conforto térmico para edificação, aumenta a área permeável e área vegetada na cidade.  
Outras vantagens do Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana são:
- Economia no consumo de água potável;- Conforto térmico na utilização do Ecotelhado;- Armazena também a água da chuva;  - Proporciona reuso da água para irrigação;  - É um sistema econômico e com melhor custo benefício;- Menor consumo de energia para atingir mesmos padrões de qualidade;- Menor custo de manutenção anual quando comparado ao seus concorrentes;- Menor geração de resíduos (Papéis higiênicos e resíduos orgânicos domésticos);- Não produz odor e não gera lodo;- Maior eficiência no tratamento;- Digestão de moléculas orgânicas resistentes a outros processos;- Permite convívio em áreas vizinhas;- Possibilita maior convívio com a natureza;- Mimetização da ETE no paisagismo;  - Dispensa uso de produtos químicos.
Ecotelhado com grama
Ecotelhado com grama
Aplicações
Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana pode ser aplicado em usos diversos:  
Residências;- Edifícios comerciais e residenciais;- Restaurantes;- Instituições d e ensino;- Indústrias;- Hotéis, Resorts, clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário