Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

7 coisas incríveis que a Impressão 3D já faz pela Arquitetura

Extraído do site www.bimbon.com.br

Por: Nadine Figueiredo





As impressoras 3D chegaram no mercado há pouco tempo e já são consideradas por muitos como a Terceira Revolução Industrial. A tecnologia - que já é utilizada para criar alimentos, órgãos do corpo humano e até veículos - também vem sendo aplicada em diversos setores da Arquitetura, Design e Engenharia, facilitando a vida de profissionais e clientes.
Se você está curioso para saber mais sobre a tecnologia, confira abaixo 7 coisas incríveis que as impressoras 3D podem fazer pelo trabalho de arquitetos e designers:
1. As impressoras 3D transformam sketches e desenhos digitais em modelos físicos realistas e tangíveis. Basta programar a impressora com o modelo projetado através do software - dependendo do tamanho e da complexidade, a impressão pode demorar de alguma horas até uma semana
2. Menos tempo gasto na hora da modelagem. Assim, o profissional possui mais tempo para pensar ou executar outras partes importantes de um projeto - ou até desenvolver outros conceitos para o modelo - enquanto a impressora 3D realizado todo o trabalho.
Além disso, as impressoras 3D também ajudam a aprimorar a produção de modelos arquitetônicos. Assim, estruturas mais detalhadas e complexas podem ser produzidas em pouco tempo - o que é quase impossível na indústria ou maquetagem tradicionais.
3. Problemas de design, equilíbrio e engenharia também são facilmente resolvidos e identificados através da impressão 3D. Assim, erros que poderiam custar caro são solucionados e aceleram o lançamento do produto no mercado sem imperfeições.
4. Arquitetos e escritórios que já utilizam as técnicas de impressão 3D também relatam que apresentar os projetos feitos através da impressora melhorou a comunicação com os clientes e até garantiu mais negócios - a rapidez na confecção de modelos detalhados dá mais confiança de que os projetos podem ser concretizados de acordo com o desejado. No escritório Eduardo Rodrigues Arquitetura, em Sorocaba - SP, todos as maquetes já são produzidas pela impressora 3D CubeX Duo.
5. Muitas vezes, a liberdade criativa de designers e arquitetos acaba sendo limitada por conta das limitações na hora de dar vida ao que foi projetado. Graças à tecnologia das impressoras 3D, qualquer tipo de detalhe, forma ou acabamento pode ser realizado, e o profissional não depende mais dos padrões da indústria para produzir linhas inteiras de produtos.
6. Até 2 anos atrás, era impossível comprar uma impressora 3D por menos de R$30 mil reais. Hoje, já existem modelos de qualidade à venda a partir R$6 mil reais - o preço varia de acordo com o tamanho, capacidade e materiais que podem ser utilizados para impressão.
7. Não são só as maquetes e pequenos produtos que podem ser impressos através da tecnologia. Na China, uma empresa criou uma impressora de 7 metros de altura capaz de construir uma casa inteira em apenas 24 horas. Além de mais rápido, o processo evita o desperdício de materiais e torna o processo de construção ainda mais rápido - a estrutura custa metade do preço da construção tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário