Recorrer a óleos para o tratamento de doenças do corpo e da alma é algo que tem sido comum para várias civilizações há milhares de anos. Existem registros, inclusive, em narrativas bíblicas. No Antigo Egito, era parte do ritual de despedida dos mortos e símbolo de status. Os gregos usavam os óleos como uma forma de conexão com os deuses.
Nos tempos modernos, a utilização medicinal dos óleos tem como origem o francês René Maurice Gattefosse. Nos anos 30, ele criou o termo aromaterapia. Sua inspiração foram os benefícios obtidos pela cura de sua mão queimada, sem qualquer cicatriz, a partir do óleo de lavanda. Desde então, começou a pesquisar outras essências e o que poderiam oferecer.
Na Segunda Grande Guerra Mundial óleos eram usados para tratar soldados feridos e também em pacientes internados em hospitais psiquiátricos. Atualmente, esse campo faz parte do leque de terapias alternativas e combate uma série de males.
Pele e narinas são porta de entrada do tratamento
Os óleos podem ser utilizados de duas maneiras. A mais óbvia e popular delas é através do cheiro. O ser humano tem a capacidade de diferenciar entre aproximadamente dez mil aromas diferentes, que são capazes de nos afetar de muitas formas uma vez que o olfato pode provocar reações no cérebro .
A segunda forma de os óleos aromáticos serem utilizados em favor da saúde e do bem-estar das pessoas é através das massagens. Eles penetram pela pele e chegam até a corrente sanguínea. Assim, suas propriedades, sejam elas antifúngicas, antibacterianas ou qualquer outra, podem começar a funcionar. Isso faz com que o tratamento a base de óleos atue ao mesmo tempo no corpo e na mente.
Existem aproximadamente 150 óleos disponíveis para tratamentos naturais. Eles são produzidos a partir de plantas, flores, árvores, cascas, ervas e sementes. Alguns possuem múltiplo uso. Outros são específicos para determinados casos. Vamos conhecer a seguir os óleos que são essenciais para o bem-estar.
Ansiedade
Para a diminuição de ansiedade são recomendados óleos de lavanda, bergamota, rosa, sálvia, limão, camomila romana, laranja, sândalo, gerânio, mandarim, neroli, palo santo, patchouli, sândalo, rosa perfumada e pinheiro.
Baixa energia
Deve-se usar nesse caso óleos de pimenta preta, cardamomo, canela, cravo, angélica, jasmim, arvóre de chá, alecrim, sálvia e citrino.
Combate aos micróbios (bactérias e fungos)
Há uma boa quantidade de óleos que combatem micróbios. O óleo da árvore de chá tem se mostrado muito eficiente no combate aos fungos. Mas óleos de lavanda, gerânio, hortelã, eucalipto, erva-cidereira, cravo e laranja também são excelentes para essa finalidade.
Confiança
Óleos de bergamota, toranja, jasmim, laranja e rosemary.
Depressão
Para depressão, os óleos mais usados são pimenta, camomila, lavanda e jasmim.
Diminuição da raiva
Os óleos indicados são bergamota, jasmim, neroli, laranja, patchouli, petitgrain, palo santo, camomila romana e rosa.
Dor
Para dor generalizada, deve-se usar óleo de lavanda, camomila, sálvia, zimbro, eucalipto, alecrim, hortelã, lavanda e maçã verde (especialmente para enxaquecas).
Dor de cabeça
Óleo de menta, cravo e pimenta se mostraram tão eficazes como analgésicos no alívio de dores de cabeça tensionais. E podem agir até mais rapidamente. Uma combinação de óleo de hortelã-pimenta com um pouquinho de eucalipto pode ajudar nas dores de cabeça de tensão. O eucalipto é eficaz no alívio da tensão muscular.
Óleo de menta, cravo e pimenta se mostraram tão eficazes como analgésicos no alívio de dores de cabeça tensionais. E podem agir até mais rapidamente. Uma combinação de óleo de hortelã-pimenta com um pouquinho de eucalipto pode ajudar nas dores de cabeça de tensão. O eucalipto é eficaz no alívio da tensão muscular.
Estresse
O próprio ambiente e o ato de fazer a massagem já são dois componentes que ajudarão no combate ao estresse. Além disso, óleos de laranja, limão, bergamota, pinho, alecrim e lavanda podem ajudar a compor o quadro.
Felicidade e paz
Óleos de bergamota, olíbano, gerânio, toranja, limão, neroli, laranja, palo santo, rosa e sândalo.
Gravidez e pós-parto
Os óleos são indicados como uma maneira de relaxamento durante a gravidez e até mesmo no trabalho de parto. Após o nascimento, podem ser usados para ajudar na cicatrização dos cortes. A essência de lavanda é bastante utilizada para cura do trauma perineal pós-parto.
Antes do nascimento são recomendados óleos de lavanda, incenso, camomila, rosa, jasmim, eucalipto, hortelã-pimenta, limão, tangerina e sálvia. Podem ser usados em massagens, banhos, passados pelo corpo ou pingados gota a gota na testa.
Antes do nascimento são recomendados óleos de lavanda, incenso, camomila, rosa, jasmim, eucalipto, hortelã-pimenta, limão, tangerina e sálvia. Podem ser usados em massagens, banhos, passados pelo corpo ou pingados gota a gota na testa.
Insegurança
Óleos de bergamota, cedro, incenso, jasmim e sândalo.
Insônia
Os óleos usados para o relaxamento também são úteis no combate à insônia. O de lavanda tem se mostrado particularmente útil nesse caso. As essências de camomila, rosa, jasmim e sândalo também são bastante usadas.
Luto
Óleos de neroli, palo santo, rosa e sândalo.
Medo
Óleos de bergamota, cedro, incenso, jasmim, limão, neroli, palo santo, laranja, camomila romana e sândalo.
Memória e atenção
Os óleos recomendados são de sálvia, hortelã-pimenta e canela
Náusea e vômito
Óleo de menta, gengibre, limão, laranja, gengibre, endro, erva-doce, camomila, sálvia e lavanda.
Repelente de insetos
A citronela é o óleo mais popular e bastante conhecido com essa função. É, inclusive, a base de muitos produtos químicos usados com a mesma finalidade. Pode ser usada sozinha ou juntamente com gerânio ou palmarosa. Óleo de açafrão e manjericão também são capazes de afastar mosquitos
Nenhum comentário:
Postar um comentário