Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Noruega vai investir quase US$ 1 bilhão em super-ciclovias

Pelo site Ciclovivo


A ideia é criar verdadeiras estradas exclusivas para ciclistas.

Noruega vai investir quase US$ 1 bilhão em super-ciclovias

Esse é apenas mais um ponto em uma estratégia de melhorar a mobilidade e reduzir as emissões 
de gases de efeito estufa no país.


A Noruega quer inserir definitivamente o ciclismo em sua cultura. Para incentivar os moradores e turistas a usarem a bicicleta como meio de transporte, principalmente para distâncias longas, o país anunciou o projeto de construção de dez super-ciclovias, que conectarão cidades do interior aos subúrbios das grandes cidades.
A ideia é criar verdadeiras estradas exclusivas para ciclistas. As pistas terão faixas duplas e permitirão que os ciclistas pedalem de maneira segura a uma média de 40 km/h. O melhor de tudo é que a estrutura deve ser totalmente segregada dos automóveis, aumentando ainda mais a segurança e conforto de quem pedala.
A Noruega está muito atrás de seus vizinhos no que diz respeito ao uso da bicicleta como meio de transporte. Enquanto a Dinamarca tem 17% das viagens diárias feitas sobre duas rodas e a Suécia tem 12%, a Noruega registra apenas 5%. Mas, o governo quer mudar isso. O objetivo é elevar para algo entre 10 e 20% os deslocamentos diários em bicicletas até 2030.
Mais novidades no transporte
Esse é apenas mais um ponto em uma estratégia de melhorar a mobilidade e reduzir as emissões de gases de efeito estufa no país. Além das ciclovias, a Noruega quer chegar a 2030 tendo 75% dos carros e 50% dos caminhões com baixa emissão de poluentes. As estruturas ferroviárias e rodoviárias também deverão passar por melhorias, com o intuito de facilitar a vida dos moradores, muito dependentes das balsas. Em alguns trajetos, as viagens até os centros urbanos podem necessitar de até oito travessias de balsas, o que poderia ser mais rápido e eficiente de trem ou ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário