Powered By Blogger

terça-feira, 28 de novembro de 2017

73 milhões de árvores serão plantadas no maior projeto de reflorestamento da Amazônia brasileira


Pelo site Engenharia é





AConservation International tem como objetivo plantar 73 milhões de árvores na Amazônia brasileira como parte da maior projeto do gênero. No que se chama “arco de desmatamento” nos estados brasileiros do Amazonas, Acre, Pará e Rondônia, bem como em toda a bacia hidrográfica do Xingu, as árvores serão plantadas como parte de um projeto que, no curto prazo, visa restaurar 70 mil hectares de floresta tropical. “Se o mundo atingiu o alvo de 1,2°C ou 2°C [graus de aquecimento] que todos concordamos em Paris, então proteger as florestas tropicais em particular tem que ser uma grande missão”, disse M. Sanjayan, CEO da Conservation International, em entrevista à Fast Company.
”Não são apenas as árvores que importam, mas que tipo de árvores”, disse Sanjayan. “Se você realmente está pensando em obter o dióxido de carbono fora da atmosfera, então as florestas tropicais são as que acabam importando mais”. A cessação do desmatamento permitiria a absorção de 37% das emissões anuais de carbono do mundo e ainda assim, os cientistas preocupam que 20% da Amazônia pode ser desmatada nas próximas duas décadas, além dos 20% que foram desmatados nos últimos 40 anos.
Para combater este rápido ritmo de destruição, a Conservation International está utilizando novas e eficientes técnicas de plantio que podem ser aplicadas em todo o mundo. “É um experimento cuidadosamente controlado para descobrir literalmente como fazer a restauração tropical em escala, para que as pessoas possam replicá-lo e podemos reduzir os custos de forma efetiva”, disse Sanjayan.
O método de plantio utilizado no projeto é conhecido como muvuca, que é uma palavra em português para descrever muitas pessoas em um lugar pequeno. Na  muvuca, centenas de sementes de árvores nativas de várias espécies estão espalhadas por cada centímetro de terra desmatada. A seleção natural, em seguida, permite o mais adequado para sobreviver e prosperar.
Um estudo de 2014 da Food and Agriculture Organization e Biodiversity International descobriu que mais de 90% das espécies de árvores nativas plantadas usando o método muvuca germinam e são adequadas para sobreviver às condições de seca por até seis meses.
“Com as técnicas de reflorestamento planta por planta, você obtém uma densidade típica de cerca de 160 plantas por hectare”, disse Rodrigo Medeiros, vice-presidente do Brasil no Brasil e líder do projeto, de acordo com a Fast Company. “Com muvuca, o resultado inicial é de 2.500 espécies por hectare. E depois de 10 anos, você pode chegar a 5.000 árvores por hectare. É muito mais diversificado, muito mais denso e menos dispendioso do que as técnicas tradicionais “.

Nenhum comentário:

Postar um comentário