Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Como é feita a reciclagem de alumínio no Brasil?

Pelo site Pensamentoverde


O país é um dos maiores produtores de alumínio e o líder mundial na reciclagem de latinhas

Latinhas
O alumínio é o terceiro elemento mais abundante no planeta que pode ser encontrado em diversos produtos de nosso dia a dia, porém, apesar de sua grande importância, possui uma recente escala industrial, já que passou a ser produzido comercialmente há apenas 150 anos.
O produto tem uma grande importância no mercado global, já que é utilizado na fabricação de diversos materiais. No Brasil, o alumínio tem números significativos: o país possui a terceira maior jazida de bauxita do planeta e é também o quarto maior produtor do material, sendo o quinto na exportação de alumínio primário/ligas.
A reciclagem do alumínio traz diversos benefícios para o meio ambiente, pois economiza matéria-prima e energia elétrica, diminui as emissões de gás de efeito estufa, o volume de lixo nos aterros sanitários e gera uma fonte de renda para diversas pessoas envolvidas com a coleta seletiva deste material.
Dentre os produtos de alumínio reciclados, as latas de alumínio têm um grande destaque. O Brasil é líder mundial na reciclagem deste tipo de resíduo, quase 100% das latas descartadas são reaproveitadas. O tempo médio que uma lata fica nas ruas de São Paulo é de dez segundos e o setor já movimenta cerca de 2 bilhões por ano no país.
Latinhas
Embora as latinhas tenham grande destaque na reciclagem no Brasil, existem outros produtos de alumínio que também podem ser reaproveitados, como por exemplo, esquadrias de janelas, carcaças de automóveis e outros. Porém estes têm um processo de reciclagem mais difuso e menos eficiente devido ao custo elevado, além de esses produtos demorarem mais para serem descartados.
Para cada produto de alumínio que é reciclado, o processo tem suas peculiaridades. De uma forma geral ele segue o seguinte processo: primeiramente o alumínio é coletado, as empresas limpam o produto, retirando todos os resíduos, como areia, terra e metais ferrosos e depois o compactam. Após isso, removem-se tintas e vernizes e no final é feita a fundição do alumínio em um forno especial que faz com que ele fique líquido para ser laminado.
Vale ressaltar o processo de reciclagem das latas de alumínio, já que estas representam um número alto na reciclagem deste material. Primeiro é feita a compra e o consumo das latas de alumínio. Coleta:depois de utilizada, a lata é levada a um dos pontos de coleta e depois vendida aos sucateiros. Prensagem: após isso, as embalagens são prensadas por duas vezes e aglomeradas em grandes fardos. Fundição: as latas são derretidas em fornos especiais para latas de alumínio, depois passam pelo Lingotamento em que o material é transportado em lingotes (massa de metal) e fundido sob forma de tiras. Laminação: os lingotes passam por um processo de deformação plástica na qual são transformados em bobinas de alumínio. Novas latas: essas bobinas são utilizadas na formação de novas latinhas. Enchimento: na fábrica de bebidas as latas passam por um processo para ganhar seu novo formato. Consumo: as latas voltam a ser distribuídas em pontos de venda para o consumo.
Processo de reciclagem do lixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário